terça-feira, dezembro 30, 2025
spot_imgspot_img
InícioCidadesUnimed atribui falha em sistema de ar condicionado a altas temperaturas

Unimed atribui falha em sistema de ar condicionado a altas temperaturas

CORONEL FABRICIANO – A Unimed Vale do Aço emitiu nota informando sobre a falha no sistema de ar condicionado do hospital de Coronel Fabriciano e atribuiu o problema às altas temperaturas registradas na região nos últimos dias. A cooperativa informou ainda que companha de forma contínua a intercorrência registrada no último sábado, referente ao sistema de climatização do Hospital Metropolitano Vale do Aço.

“O HMVA utiliza um sistema central de climatização de grande porte, do tipo chiller, diferente dos aparelhos convencionais utilizados em residências. Nesse modelo, o resfriamento dos ambientes ocorre por meio da circulação de água gelada em grande volume, que realiza a troca de calor em toda a estrutura hospitalar. Trata-se de um sistema automatizado, monitorado por sensores e projetado para edificações complexas”, diz a nota.

ALTAS TEMPERATURAS

O comunicado da Unimed informa ainda que as altas temperaturas registradas no Vale do Aço podem ter sido a causa da pane no sistema de ar condicionado: “Em razão das temperaturas externas excepcionalmente elevadas registradas nos últimos dias, o sistema apresentou perda temporária de eficiência, com acionamento de seus mecanismos automáticos de proteção. A correção técnica do sistema foi concluída na manhã de domingo. A recomposição do conforto térmico ocorre de forma gradual, conforme o resfriamento progressivo de grandes volumes de água, processo esperado em sistemas dessa natureza, especialmente em períodos de calor extremo”.

Durante a intercorrência – prossegue a nota -, houve impacto pontual e temporário em alguns ambientes assistenciais internos, incluindo áreas de internação. Ao longo do processo de restabelecimento, pacientes foram realocados para ambientes com condições térmicas mais amenas, priorizando conforto e segurança assistencial.

Conforme a Unimed do Vale do Aço “não houve interrupção dos atendimentos nem comprometimento dos protocolos assistenciais, de segurança e de controle de infecção. As equipes assistenciais, técnicas e a empresa responsável pela climatização permanecem atuando de forma contínua, com acompanhamento e ajustes necessários, considerando as variações climáticas registradas na região”.

“A Unimed Vale do Aço reforça que o Hospital Metropolitano Vale do Aço mantém manutenções preventivas rigorosas, monitoramento permanente, estrutura de redundância operacional e planos de contingência auditados, reafirmando seu compromisso com a transparência, a segurança assistencial e o cuidado com pacientes, acompanhantes e profissionais”, finaliza a cooperativa.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments