Cidades

Unileste terá representantes no Encontro Regional de Química

O ensino de Química em escolas do Ensino Fundamental da região Metropolitana do Vale do Aço é um dos trabalhos apresentados no encontro

FABRICIANO – Os alunos do curso de Engenharia Química e Farmácia representarão o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) no XXVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química de Minas Gerais (ERSBQ-MG). Na ocasião, os estudantes apresentarão artigos produzidos no âmbito da graduação ou projetos de iniciação científica, que serão divulgados por meio de apresentações orais e de pôsteres. O evento começa nesta segunda-feira (12), em Ouro Preto, e se estende até 14 de novembro.

Ao todo, serão quatro universitários do Unileste com trabalhos nas áreas de Química de Produtos Naturais, Físico-Química, Química Tecnológica e Ensino de Química. “A participação neste tipo de evento favorece a multiplicação e difusão de informações entre pesquisadores, professores e estudantes nos diversos segmentos da ciência Química. Além disso, possibilita a aproximação entre o mercado de trabalho, os estudantes e demais pesquisadores da área”, afirma Rosângela Paranhos, coordenadora do curso de Engenharia Química do Unileste.

TRABALHO
Para Lucas Barbosa Alvim, um dos universitários que representará o Unileste, a participação é positiva por várias razões. “O trabalho que levo ao encontro foi desenvolvido a partir da parceria entre duas coisas que gosto muito na academia, a extensão e a iniciação científica”, comenta.

Segundo ele, a pesquisa envolvendo o ensino de química em escolas do Ensino Fundamental da região Metropolitana do Vale do Aço atendeu a cerca de 1100 estudantes por meio da utilização da prática de experimentos químicos no ensino de conceitos da disciplina. “Utilizamos a prática para estimular os próprios alunos a desenvolverem o conceito de transformação química. Ou seja, a prática foi utilizada como uma alternativa na construção do conhecimento e não apenas como uma forma de ilustrar o conceito teórico exposto em sala de aula”, comenta.
Além de Lucas, apresentarão trabalhos de pesquisa os universitários do Unileste Euler Túlio dos Santos, Jéssyca Maria Lopes Corrêa e Janaína Aparecida de Sousa.

ERSBQ-MG
O encontro é o maior evento estadual de divulgação da ciência Química, seja na difusão de novas tecnologias e/ou no ensino da disciplina.

Realizado anualmente, desde 1987, o ERSBQ-MG é organizado pelas universidades federais de Minas Gerais e se tornou uma referência para os estudantes e profissionais da área. Nesta edição, os organizadores esperam um público superior a 1300 pessoas, vindos de diversas partes do estado.
Outras informações sobre o encontro e a programação completa do evento podem ser obtidas pelo site: www.ersbq2012.org

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com