sábado, novembro 22, 2025
spot_imgspot_img
InícioCidadesUnileste recebe referência indígena em defesa ambiental para abertura da SICEX 2025

Unileste recebe referência indígena em defesa ambiental para abertura da SICEX 2025

Líder da comunidade Gerú Tukunã, Cacique Bayara Pataxó, e a educadora Natália Braz falam sobre a conexão entre cultura indígena e preservação do meio ambiente

FOTO: A educadora indígena Natália Braz fará palestra sobre “Saberes Ancestrais e a Luta pela Sustentabilidade” – CRÉDITO FOTOS: AAG GERUTUKUNA

FABRICIANO – O Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) recebe, na segunda-feira (24/11), o Cacique Bayara Pataxó – referência nacional na defesa do meio ambiente e dos direitos dos povos originários – e a educadora indígena Natália Braz para a palestra “Saberes Ancestrais e a Luta pela Sustentabilidade”.

Bayara é uma das lideranças atuantes da Comunidade Pataxó Geru Tucunã, localizada em Açucena, no Vale do Rio Doce, no Parque Estadual do Rio Corrente. Em dezembro de 2024, integrou a comitiva do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) que esteve em Londres para acompanhar o início do julgamento contra as empresas responsáveis pelo rompimento da barragem de Mariana (MG), ocorrido em 2015.

A palestra será realizada às 19h, no Teatro João Paulo II, campus Coronel Fabriciano, como parte da programação da 26ª Semana de Iniciação Científica e 17ª Semana de Extensão (SICEX) do Unileste.

José Terencio Braz – Cacique Geru Tukuna Pataxo

SOBRE A SICEX 2025

A SICEX é o maior evento acadêmico do Unileste, reunindo centenas de pesquisas e projetos de extensão. Com o tema “Ecologia Integral e Saberes Plurais: Diálogos para um Futuro Ético e Sustentável”, a edição 2025 será realizada de 24 a 28 de novembro nos campi de Coronel Fabriciano e Ipatinga.

O evento contará ainda com a participação da Usiminas e Aperam, que integram as atividades formativas propostas; com as celebrações pelos 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda e discussão sobre a COP30, além de uma variedade de palestras, oficinas, minicursos e apresentações de pesquisas que envolvem todas as áreas acadêmicas do Unileste, ampliando o diálogo interdisciplinar sobre temas contemporâneos, especialmente aqueles relacionados aos desafios socioambientais do século XXI. A programação completa está disponível no site www.unileste.edu.br

SABERES PLURAIS

Para o coordenador de Iniciação Científica e Extensão do Unileste, Dr. Marcos Vinícius Rodrigues, iniciar a SICEX com a presença de Bayara Pataxó e Natália Braz reafirma o compromisso institucional com a valorização dos saberes plurais. “A Ecologia Integral nos exige reconhecer que a sustentabilidade do planeta está intrinsecamente ligada ao respeito à diversidade cultural e aos conhecimentos dos povos originários”, afirma. Ele destaca ainda a importância do diálogo autêntico: “Ao abrir nosso evento com essa potente discussão sobre ‘Saberes Ancestrais’, reafirmamos nosso compromisso com a construção coletiva do conhecimento. Não estamos apenas trazendo especialistas para falar sobre os povos indígenas; estamos criando um espaço de troca genuína. Esta é a essência de uma extensão universitária relevante: aprender com aqueles que há séculos praticam a sustentabilidade como modo de vida”, finaliza.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments