quinta-feira, dezembro 4, 2025
spot_imgspot_img
InícioCidadesUnileste inaugura Parque Multissensorial

Unileste inaugura Parque Multissensorial

Unidade vai atender pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER II); inovação no tratamento promete transformar a reabilitação de pessoas com deficiência a partir de 2026

FABRICIANO – O Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) inaugura, no próximo dia 4 de dezembro, o Parque Multissensorial do Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual (CER II). O espaço terapêutico pioneiro marca uma nova era no cuidado à saúde de pessoas com deficiência e doenças raras na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA).

Desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras de Minas Gerais, o parque utilizará estímulos sensoriais para potencializar o desenvolvimento, a autonomia e o bem-estar dos pacientes atendidos no CER II pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação, Maralize Alves Gonçalves, o ambiente é projetado para ativar e integrar os sentidos – visão, audição, tato, olfato e paladar –, além de trabalhar equilíbrio e consciência corporal. “A estrutura conta com luzes interativas, texturas, sons, aromas e atividades de movimento que servem como ferramenta complementar às terapias convencionais, especialmente para pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento”, explica. “Os estímulos multissensoriais potencializam os resultados dos tratamentos, impactando diretamente na autonomia e na qualidade de vida dos nossos pacientes.”

COMO FUNCIONAR A TERAPIA

O parque é uma ferramenta de vanguarda que transforma o processo de reabilitação em uma experiência mais significativa e prazerosa, oferecendo:

• Estímulos visuais e táteis: luzes, cores, piscina de bolinhas e materiais com diversas texturas.

• Ativação auditiva e olfativa: sons, instrumentos musicais e difusores de aromas.

• Integração gustativa e motora: exploração de alimentos combinada a atividades de equilíbrio e coordenação.

O espaço entrará em operação em 2026, integrando-se à rotina de atendimentos do CER II. A expectativa é que o ambiente acelere o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional, estabelecendo um novo padrão na reabilitação regional.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments