Cidades

Unileste desenvolve projeto na área da indústria naval

Equipe de pesquisadores do projeto “Automatização e controle dos equipamentos do navio utilizando redes de comunicação inteligentes (Autonav)”

FABRICIANO – Está em fase de desenvolvimento o projeto “Automatização e controle dos equipamentos do navio utilizando redes de comunicação inteligentes (Autonav)”. A iniciativa é uma realização do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) em parceria com a empresa Dieletric. A pesquisa do segmento naval é financiada pela Agência Brasileira de Inovação (Finep) e deverá ser concluída em meados de 2016.

De acordo o professor Silvano Fonseca Paganoto, um dos pesquisadores do projeto, trata-se de uma parceria público-privada em prol do desenvolvimento científico e tecnológico da região. “O Autonav é um marco para o setor de navipeças do Vale do Aço que se concretiza graças à cooperação entre uma instituição de ensino, uma empresa privada e um órgão público”, conta.

O objetivo do projeto é desenvolver, ao longo de dois anos, um sistema composto por hardwares e softwares que possa ser utilizado na monitoração, controle e comando dos equipamentos presentes nos diversos ambientes do navio. E desse modo, facilitar o controle e automatização dos comandos de uma embarcação a partir de redes de comunicação inteligentes.

“Estamos realizando o planejamento do software que será desenvolvido nas próximas fases, estruturando banco de dados, sistemas de interface humano-máquina, protocolo e redes de comunicação”, conta o pesquisador Silvano Fonseca Paganoto.

Para ele, o projeto trará ganhos tanto na área científica quanto na área social. “A pesquisa, ao ampliar o conhecimento científico deste setor na região metropolitana do Vale do Aço, gera empregos e favorece a formação de profissionais na área naval”, revela Silvano Paganoto.

O professor destaca ainda outros benefícios da pesquisa tais como a redução de intervenção humana em áreas perigosas da embarcação e melhoria da qualidade de vida da tripulação.

Os resultados esperados ao final da pesquisa
A equipe coordenada pelo professor Silvano Fonseca Paganoto tem a participação dos pesquisadores: Demétrio Renó Magalhães, Henrique Glicério da Conceição Gomes, Túlio Pires de Oliveira, Célia de Jesus Vidal, Fábio de Paula Carvalho e Willian Douglas dos Santos Penaforte. O grupo conta ainda com apoio da equipe administrativa formada pelos colaboradores Wilson Guilherme, Antônio de Oliveira Castro e Lúcia Maria Valério.

A expectativa do grupo é assegurar equivalência tecnológica nacional a produtos importados no setor navipeças; assim como desenvolver um produto focado na automação de equipamentos das embarcações, favorecendo o desenvolvimento de um polo naval na região Metropolitana do Vale do Aço.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com