Cidades

Unidade de Oncologia do HMC ganha monumento ao sorriso

A artista plástica Cidinha Araújo, acompanhante de paciente da Unidade, foi a primeira a deixar sua mensagem no monumento

IPATINGA – A Fundação São Francisco Xavier inaugurou no Dia Nacional de Combate ao Fumo, na Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, no bairro Ferroviários, um monumento artístico que chama a atenção de todos que por ali passam, não apenas pela forma que remete a um sorriso, mas pelas mensagens depositadas nele. “O monumento dá as boas-vindas para quem quer que chegue à Unidade de Oncologia, por trazer uma mensagem muito simples: o que te faz sorrir? Assim, ao disponibilizarmos uma caneta especial no local, as pessoas poderão interagir, deixando sua mensagem e expressando sentimentos que podem ajudar outras pessoas a sorrirem e a seguirem firmes no tratamento contra o câncer na unidade”, explica a gerente da Unidade, Ledvânia Chaves Ribeiro.

SORRISO
A mensagem inaugural veio de quem sabe bem como sentimentos positivos são importantes para enfrentar os desafios do dia a dia, com sorriso no rosto e no coração. Maria Aparecida de Carvalho Araújo, ou melhor, a Cidinha Araújo, teve sua atenção fisgada desde que viu o monumento pela primeira vez. Afinal, está sempre com o marido Lécio Flávio Araújo na Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha.

Semanalmente, ele realiza transfusões de sangue por causa da mielofibrose, um tipo de câncer que ataca a medula óssea e impede o organismo de produzir a quantidade suficiente de células sanguíneas. Dias atrás, em meio à rotina, a esposa recebeu um convite inesperado enquanto admirava a obra: ser a primeira a escrever uma mensagem. “Tinha curiosidade para ver o que era aquilo e não tinha noção que o sorriso seria um espaço para sorrir. Amei!”, conta.

COSTURAR SONHOS

Para Cidinha, sorrir está diretamente ligado à capacidade que temos de nos “transformar, de renovar, mesmo com as lutas, as dificuldades, a dor. É a capacidade de se transformar de novo, de novo e de novo…”, brinca ela. Por isso suas palavras transcritas não poderiam ser mais simbólicas:
“O bonito desta vida é poder costurar sonhos, bordar histórias e desatar os nós dos nossos dias.”

Cidinha Araújo, que também é artista plástica, enxerga na arte uma reflexão que extrapola os sentimentos cotidianos. “Afinal de contas, nós não estamos aqui a toa, só para dormir, acordar e trabalhar. A vida é mais do que isso e cabe a gente descobrir. Eu tô sempre ao lado do meu marido para o que der e vier, animando-o, sorrindo para que as coisas sejam menos difíceis com ele. Só tem um nome para isso. Isso chama amor.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com