sexta-feira, agosto 22, 2025
Google search engine
InícioCultura“Uma Noite de Ópera” apresenta clássicos com solistas líricos convidados

“Uma Noite de Ópera” apresenta clássicos com solistas líricos convidados

IPATINGA – A Orquestra de Câmara do Vale do Aço, sob a regência do maestro Vinicius Saturnino Chaves, fará um concerto criando “Uma Noite de Ópera” com grandes árias eternizadas com três dos maiores solistas líricos do Brasil.

Como convidados estão a soprano Melina Peixoto, o barítono Tiago Roussin e o tenor Marcio Bocca que irão interpretar grandes árias de óperas como “Quando m’en vo” (da ópera “La Bohème”), de G. Puccini; ⁠ “Dis que rien ne m’épouvante” (da ópera “Carmen”), de G. Bizet, “Bei männern” (da ópera “A Flauta Mágica”), de W. A. Mozart e “Pourquoi me réveiller”, de Werther de Massenet, entre outras.

RIQUEZA DAS ÁRIAS

Vinícius Saturnino explica que as árias são momentos de grande intensidade emocional em uma ópera, onde os personagens expressam seus sentimentos mais profundos através da música. “Conhecer árias de ópera pode enriquecer sua experiência musical e cultural, abrindo portas para um mundo de emoções intensas, histórias cativantes e virtuosismo vocal. Uma noite marcante para jovens e adultos que a nossa orquestra proporcionará ao nosso público”, diz o maestro.

Para Vinicius Saturnino, revisitar as grandes árias e aberturas significa muito mais do que ouvir belas melodias: “É entrar em contato com os dilemas mais profundos do ser humano: o amor e a perda, o ciúme e a traição, a esperança e o desespero. Cada obra carrega em si fragmentos da nossa própria história, revelando que os conflitos e sentimentos que movem a vida de hoje são os mesmos que inspiraram compositores há centenas de anos”, afirma.

O maestro poetiza: “Ouvir uma ária é como abrir uma janela para o coração humano. Nelas encontramos o amor que consola e o ciúme que corrói, a esperança que ilumina e a tragédia que abala. Em La Bohème, por exemplo, a leveza e a vaidade de Musetta em ‘Quando m’en vo’ revelam o contraste entre a aparência sedutora e a solidão interior – dilema tão atual quanto em sua estreia no século XIX. Já em Tosca, o arrebatamento da paixão se mistura ao desespero diante da tirania e da morte, lembrando-nos de como o amor pode ser sublime mesmo em meio à tragédia”, ensina.

25 ANOS

A Orquestra de Câmara do Vale Aço, com 25 anos de atuação na região do Vale do Aço, conta com o patrocínio da Usiminas e da Consul Supermercados, do Governo Federal através da Lei Rouanet e do Governo de Minas Gerais pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

Data: 30/08/2025

Hora: 20h

Duração: 1h

Classificação: Livre

Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas – Shopping Center do Vale do Aço

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments