Cultura

Um Sentimento Chamado Ipatinga tem exibição gratuita

IPATINGA – “Um sentimento chamado Ipatinga”, novo filme de Sávio Tarso, chega, no próximo dia 3, ao teatro do Centro Cultural Usiminas, onde será exibido às 19:30h, com entrada franca. O documentário reúne entrevistas com moradores de Ipatinga, considerados fundamentais na construção da cidade, mas que permaneceram no anonimato, “sem dar nome a ruas, avenidas, bairros ou praças”, como observa o diretor, Sávio Tarso.

Em novembro, o filme foi exibido duas vezes no Teatro Zélia Olguin, em sessões muito concorridas. “A recepção do documentário me surpreendeu porque as pessoas se identificaram muito com os personagens anônimos da história da nossa cidade. Isso é prova de que há muito o que se revelar sobre o nosso passado, nossa identidade”, considera Sávio Tarso.

Após as apresentações, os personagens do filme falaram para o público sobre sua participação no documentário. Conforme o diretor, essa foi uma forma de estreitar os laços da comunidade com a sua história. “Foram encontros maravilhosos, com pessoas comuns e que têm sua força de representatividade. Acolheram nossa equipe de produção, abriram suas casas e suas vidas para a construção do documentário, pois tinham algo a dizer para as novas gerações.

Temos, por exemplo, um depoimento da Dona Dutinha, a primeira professora de Ipatinga, hoje com 85 anos, uma mulher com toda a simplicidade e dignidade de milhares de outras da nossa cidade”, enfatiza Sávio Tarso.
Para Dona Dutinha, o filme é uma retribuição do seu empenho em favor da educação dos primeiros habitantes da cidade. “Nem sei o que falar sobre esse trabalho tão emocionante”, sublinha.

AÇÃO EDUCATIVA
A exibição do documentário integra o programa de Ação Educativa para o mês de dezembro. “Por isso, temos motivado os educadores a participar do evento, principalmente, os professores de história e de língua portuguesa. Como se trata de uma sessão comentada, o público poderá conhecer um pouco sobre o processo de produção, de pesquisa, de entrevistas.

Cada exibição é uma troca de saberes, um espaço para se repensar a cidade, para refletirmos sobre a trajetória das pessoas que ajudaram a construir Ipatinga, de quem veio para a região no lombo de animais, que deu seu suor pela construção da cidade”, explica Sávio Tarso.

Segundo observa, os relatos sobre Ipatinga, por unanimidade, são uma declaração de amor ao município. “Nossa cidade é muito querida por todos. Isso fica evidente em cada depoimento, em cada gesto dos personagens”, destaca.
A série de exibições deve ganhar continuidade em 2015. “Nosso propósito é levar essas histórias narradas por vozes e olhares tão diferentes a um número maior de pessoas possível, a começar pelas escolas públicas”, adianta Sávio Tarso.

O filme, patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, será distribuído gratuitamente para todas as escolas públicas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com