Cidades

Um projeto de dar água na boca

O chef Waldecir Nogueira durante o evento

 

Oficina ministrada pelas chefes Baby e Luiza

 

IPATINGA – O Festival de Gastronomia Ipatinga Gourmet, que reuniu alguns dos principais chefs de Ipatinga no primeiro evento do gênero na cidade, foi um absoluto sucesso. Revelou que o espaço para o crescimento do setor está aberto e que, tanto como os gostos e paladares, são muitas as possibilidades de desenvolvimento da culinária na região. As oficinas de gastronomia ministradas ao longo da semana, todas tendo o palmito pupunha como principal ingrediente dos pratos elaborados, também superaram as expectativas: a Secretaria de Desenvolvimento Econômico previa cerca de 30 participantes em cada oficina e o número foi praticamente o dobro. O encerramento do evento no sítio Luar da Montanha, na Tribuna, onde todos os chefs executaram os pratos e os expuseram num menu degustação, ao preço de R$ 15,00, não só abriu o mundo da gastronomia a quem se interessava, mas possibilitou uma rica experiência sensorial a um custo/benefício bem honesto. A boa música e as palestras sobre vinho e cerveja, completaram o evento, que começou na Feirarte uma semana antes. Vale destacar a parceria com a Cervejaria Bruder, que ajudou a abrilhantar o projeto, e a coordenação de Cidinha Sampaio, que uma organização impecável.

O público se fartou com bons pratos e preço acessível

CHEFS E PRATOS
Durante o Ipatinga Gourmet, o chef Waldecir Alves Nogueira executou o prato composto pelo trio consumê de pupunha, tempurá de pupunha e ceviche de pupunha.
Chef de cozinha, e atualmente no ramo gastronômico com tendência em fusões de comida mediterrânea, italiana e francesa, Waldecir tem vasta experiência no mercado norte-americano, onde trabalhou em diversos restaurantes durante 15 anos, atuando em todas as áreas operacionais.

PANHOCA
A publicitária e cozinheira Enyály (Baby) Poletti surpreendeu com a panhoca com carne seca, pupunha e creme de queijo e a sobremesa de pupunha empanada com ganache de chocolate. Diretora de arte da VCS Propaganda, Baby é cozinheira autodidata, administradora do blog orgiasgastronomicas.com.br e sócia da empresa "Marias Gourmet". Baby, que costuma se definir como “uma bruxa diante do caldeirão”, cozinhando percebeu que a comida era uma forma adorável de se relacionar com a natureza e com as pessoas.

ESPAGUETE

A nutricionista Luiza América Moraes Pereira apresentou o espaguete de pupunha com ragú de ossobuco. O palmito cortado em formato de espaguete, acompanhado do ragu é uma interessante experiência degustativa, leve e saborosa. Luiza entrou para o mundo da gastronomia em 2007, como auxiliar de chef na Grampian Delicatessen. Em 2008, assumiu o cargo de subchefe no Restaurante Empório do Vinho e atualmente trabalha como gerente de Unidade na Sodexo do Brasil, em Ipatinga.

RISOTO
O chef Gilles Drumond da Silveira preparou o prato de risoto de pupunha com bacon e tomate cereja. Gilles é graduado em Gastronomia pela Faculdade Novo Milênio – Vila Velha (ES). Em Ipatinga, trabalhou nos restaurantes London Steak House e Portillo e, em Vitória, no Enseada Mediterrânea.

PASTEL DE ANGU

Um dos sucessos do Ipatinga Gourmet foi o pastel de angu com recheio de carne seca e pupunha, elaborado pelo chef Loraidan Modesto dos Anjos. Ele é graduado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Gastronomia e Hotelaria pelo Senac – MG. Graduado nível na WEST (Wine & Spirit Education Trust), proprietário e chef do restaurante Casa Gourmet Cozinha Internacional, em Ipatinga.

RAVIOLI

Ravioli de espinafre com recheio de pupunha e carne seca puxado na manteiga com sálvia foi o prato apresentado pelo Vito Marcone, proprietário do Sapori D’Italia Restaurante e Bar, na praça Natsuo Esaki, no Cariru. Vito é figurinistas e modelista por formação acadêmica, mas sua trajetória profissional é como chef de cozinha. Tem vasta experiência também como maitre de sala e sommelier. No período de 1998 a 2006 trabalhou em diversos restaurante na Italia.

TROUXINHA
O chef Fabiano Ribeiro de Mattos é graduando em Gastronomia, apresentador do quadro receita do Dia, da TV Record e chef de cozinha do The Chefs Burgues, em Ipatinga. Em 2014, em Belo Horizonte, durante a Copa do Mundo, atuou como floor chef, trabalhando diretamente na coordenação dos trabalhos como de chef de cozinha do Mineirão. Durante o Ipatinga Gourmet, Fabiano serviu trouxinha de massa de pastel com recheio indiano e pupunha.

FUSÃO

Outro saboroso e rico prato servido no Festival foi a fusão do chef Rodrigo di Stani, reuniu num mesmo prato brand age de batata com bacalhau, brand age de batata com frango com talharim de beterraba e espuma de pupunha. Di Stani é formado pela Scuola di Cucina El Gambero Rosso, de Roma, e integrante da Federazione Italiana Cuochi. Também é especialista em gestão de qualidade em Gastronomia pela faculdade Estácio de Sá, conveniada ao Instituto Alain Ducasse. Di Stani realiza assessoria em estabelecimentos que visam o crescimento gastronômico e a busca por novos caminhos na área.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com