domingo, dezembro 22, 2024
spot_imgspot_img
InícioNacionaisUBES diz que se FUNDEB não for aprovado educação terá um apagão

UBES diz que se FUNDEB não for aprovado educação terá um apagão

Na pauta de reivindicações das três maiores entidades estudantis, UBES, UNE e ANPG, a aprovação do FUNDEB é urgente. Sem este fundo as escolas podem entrar em colapso

BRASÍLIA – Nesta segunda-feira (20), acontecem os debates que antecedem a votação da Proposta de Emenda Constitucional 15/2015, do Fundeb permanente, na Câmara dos Deputados. Essa é uma luta de anos dos estudantes secundaristas, que participaram da construção da proposta apresentada pela Professora Dorinha (DEM). No projeto, o Fundeb é transformado num instrumento permanente e aumenta a contribuição da União.

A presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, UBES, Rozana Barroso, participa do debate desde seu início e alerta que a escola pública corre o risco de entrar em colapso a partir de 2021. “Em meio a tantas políticas e discursos de ódio e destruição, precisamos unir toda nossa força para garantir que a escola pública continue de pé e com mais recursos a partir do ano que vem”. A entidade discute a renovação do Fundeb pelo menos desde 2018.

“Nosso papel, da UBES, é de guardiã da escola pública. Precisamos  nos mobilizar para defender um financiamento capaz de manter o ensino básico e lutar para melhorar a sua qualidade”, explica Barroso.

Para pressionar os deputados a entidade lançou na quinta passada, 17/06, um site para pressioná-los. Após 4 dias, através da página foram reunidas mais de 20.000 assinaturas. Além disso, a UBES, UNE e  ANPG, estenderão no amanhecer do dia 20 uma faixa de 35 m no congresso para alertar da necessidade da sua aprovação urgente.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments