Cultura

Turismo rural ganha mais força na região

Fotos: Secom PMI

IPATINGA – A engenheira agrônoma Maria José da Fonseca, de 45 anos, já colhe os primeiros frutos do curso “Agente em Turismo Rural”, oferecido pela Prefeitura de Ipatinga como alternativa para a diversificação da economia na Região Metropolitana do Vale do Aço, incluindo municípios do Colar Metropolitano. No sítio de aluguel, localizado na comunidade do Tribuna, serão incorporados novos serviços para atrair os turistas. Um deles são os novos percursos para os participantes da trilha ecológica, atividade de lazer oferecida dentro da área da propriedade localizada no sopé da serra que separa os municípios de Ipatinga e Santana do Paraíso.

NOVOS CAMINHOS

“Agora, com essa qualificação e mais conhecimento, posso melhorar o meu produto e aumentar a renda familiar”, diz a engenheira, apontando para a trilha ecológica cujo percurso atravessa uma área de remanescente de Mata Atlântica. “O curso chamou a atenção para criarmos caminhos alternativos para atendermos diferentes públicos, como os idosos e as crianças. Também queremos implantar uma sinalização ao longo da trilha e seguro contra acidentes”, planeja Maria José.

CURSO
A engenheira integra o grupo de 15 alunos de oito cidades da região: Ipatinga, Belo Oriente, Santana do Paraíso, Coronel Fabriciano, Revés do Belém (Bom Jesus do Galho), Caratinga (São Cândido), Entre Folhas e Vargem Alegre. O programa faz parte do projeto “Ipatinga Mais Rural”, lançado pela Administração Municipal em 2013 e que, no ano passado, foi um dos destaques do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae-MG.

Com carga horária de 240 horas, o curso é dividido em seis módulos. A iniciativa da Prefeitura é realizada em parceria com o Instituto Bioatlântica (Ibio), Emater-MG, Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas Gerais e Sindicato dos Produtores Rurais de Ipatinga. “Ao término da capacitação, cada participante terá que apresentar um produto turístico, que no futuro poderá virar um negócio promissor, ajudando a complementar a renda dessas pessoas”, aponta a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Dora Pedrosa.

INOVAÇÃO
Para a técnica ambiental da Ibio, Roberta Aparecida de Almeida, 32 anos, a proposta da Prefeitura de Ipatinga, além de abrir novas possibilidades de atividades turísticas, é uma ideia inovadora. “O curso nos faz pensar numa ação compartilhada com os municípios. Estou levando os aprendizados do curso para o Ribeirão do Boi, no distrito de Revés do Belém, onde a visão sobre o turismo está mudando e os empreendedores estão empolgados com a possibilidade de criarem novos produtos”, revela.

Prefeitura elabora novos roteiros turísticos em Ipatinga

Mais de 40 empreendimentos, entre propriedades rurais, manifestações culturais, eventos e atrativos naturais, se cadastraram e foram visitados na semana passada pelos técnicos da empresa Actio Engenharia Turística, contratada pela Prefeitura para elaborar um roteiro turístico rural de Ipatinga. O diagnóstico ficará pronto no início de junho.
“Impressionam as riquezas naturais e culturais da zona rural de Ipatinga. Fizemos um levantamento prévio dos estabelecimentos que se candidataram para participar do roteiro turístico e a qualidade dos serviços ofertados chama a atenção”, revela a turismóloga e diretora da empresa Actio Engenharia Turística, Ana Carolina Pontes.

A roteirização turística na zona rural de Ipatinga é uma das estratégias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur) para diversificar a oferta turística e estruturar novos destinos. “Com esse projeto de roteirização, a proposta é valorizar os principais atrativos da zona rural de Ipatinga, oferecendo maior competitividade para a realidade turística no município. Dessa forma, vamos gerar o fortalecimento da identidade regional, incentivando o empreendedorismo, a criação de novos negócios e a expansão dos existentes”, analisa a gerente da Seção de Turismo da Prefeitura de Ipatinga, Aparecida Sampaio. A estimativa é que todo estudo encomendado pela Prefeitura fique pronto em novembro deste ano.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com