Cidades

Tribunal de Contas realiza Encontro Técnico em Ipatinga

BH – O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) vai até Ipatinga (no Vale do Aço) para falar para o município e região sobre o “fortalecimento das receitas e o aprimoramento da gestão municipal”. A caravana do TCE permanece na cidade nos dias 3 e 4 de outubro de 2019 durante a realização do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2019. O local do evento será o auditório do Centro Integrado Sesi/Senai/Fiemg (Avenida Pedro Linhares Gomes, 5431, bairro Horto, Ipatinga-MG).

Ao todo, onze palestras serão proferidas pelos técnicos do Tribunal de Contas. Além disso, um estande permanente será montado para esclarecer dúvidas relativas à Ouvidoria e ao Cadastro de Agentes Públicos do Estado de Minas Gerais (CAPMG), além de auxiliar no uso do aplicativo Na Ponta do Lápis. O app criado pelo TCE de Minas possibilita o envio de denúncias e irregularidades observadas na comunidade escolar.

PALESTRA

O diretor-geral do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Marconi Braga, vai fazer a palestra inaugural do evento falando sobre os “tópicos relevantes na relação do TCEMG com os municípios”. A analista do TCEMG Mariza Nunes fala sobre o projeto “Receitas Públicas Municipais”, carro-chefe do órgão de controle na gestão do presidente Mauri Torres.

Também serão apresentados o sistema do CAPMG e o programa Na Ponta do Lápis, além do aplicativo Lupa de Minas, que permite que o cidadão consulte gastos e receitas do seu município. Um caso de boa prática realizada por algum município da região também será apresentado no evento.

JOGO DO TRIBUTO

Outra atividade prevista para a equipe do TCEMG é levar a uma unidade de ensino pública e alguma instituição da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) o Jogo do Tributo. O objetivo da dinâmica pedagógica é informar aos alunos sobre o processo de financiamento das políticas públicas municipais por meio de uma atividade que permita a eles vivenciar a movimentação financeira de uma cidade, desde a arrecadação de impostos até a definição do orçamento municipal.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com