Cultura

Trama mostrará “negros com autoestima”, diz Camila Pitanga

Camila Pitanga ganha os últimos retoques na maquiagem durante gravação de “Lado a Lado”

 

Camila Pitanga está empolgada com Isabel, personagem que interpreta em “Lado a Lado”. Na trama que substitui “Amor Eterno Amor” a partir da próxima segunda-feira (10) na Globo, a atriz vive a filha de um ex-escravo, que cresceu vendo o pai, seu Afonso (Milton Gonçalves), tendo que trabalhar duro para educá-la da melhor maneira.
Cheia de ideais de liberdade, a moça – por ironia do destino – torna-se amiga da bem nascida Laura (Marjorie Estiano), que também sonha em vencer na vida e conquistar sua liberdade. “Acho que a amizade da Isabel e da Laura é uma forma de falar sobre o preconceito racial. A novela terá exemplos de cenas de preconceito e tudo mais. Só que a diferença é que agora os negros têm uma dignidade, uma autoestima que normalmente não se vê tanto em novelas de época”, contou Camila.

SAMBA
Em sua segunda produção de época – em 2000, Camila participou da minissérie “A Invenção do Brasil” –, ela adiantou que Isabel será apaixonada por samba. Vira-e-mexe, a personagem aparecerá dançando. Por conta disso, a atriz disse que passou a fazer aulas de dança contemporânea duas vezes por semana. “Achei que, como a gente está num período onde as tradições africanas estão absolutamente latentes, seria interessante experimentar a dança na rotina mesmo”, justificou.
Para encarnar a personagem – que trabalha desde os 14 anos como empregada doméstica na casa de madame Besançon (Beatriz Segall) –, Camila contou que fica quase duas horas na caracterização para transformar o cabelo. “Demora um pouquinho porque tenho que praticamente trançar o cabelo molhado, secar com o secador e depois soltar. Quando solta ele fica na textura da peruca que uso”, explicou.

PAR
Na história, Isabel vai se apaixonar por Zé Maria (Lázaro Ramos), rapaz que trabalha com Seu Afonso na barbearia. Mas o casal enfrentará muitos obstáculos, já que Zé Maria também é conhecido como Zé Navalha e é capoeirista. “Isso vai ser um conflito entre eles. Diria que, na verdade, a Isabel tem uma experiência ruim com um capoeirista que acaba criando uma marca contra. E a história ainda vai corroborar mais para isso”, adiantou.
Separada de Zé Maria, Isabel também vai se envolver com Albertinho (Rafael Cardoso), filho da arrogante ex-baronesa Constância (Patrícia Pillar). “Ela fica com o Albertinho porque acredita que o Zé Maria fugiu. Mas ele na verdade está preso. Tem uma longa passagem de tempo e o Alberto a engana”, contou a atriz, que acredita que o público vai se comover com os dramas da personagem. “A Isabel sofre, mas não perde a gana de lutar, de ir em frente. Acho que isso pode comover bastante o público”, completou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com