terça-feira, março 24, 2026
spot_imgspot_img
InícioVida & SaúdeTosse persistente pode ser alerta contra tuberculose

Tosse persistente pode ser alerta contra tuberculose

Dia Mundial de combate à doença reforça a importância do diagnóstico precoce

IPATINGA – O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado nesta terça-feira (24/03), acende um alerta importante para uma doença que, apesar de antiga e curável, ainda segue como um desafio de saúde pública no Brasil. Silenciosa no início, mas agressiva quando não tratada, a tuberculose continua afetando milhares de pessoas todos os anos e exige atenção redobrada da população.

De acordo com o pneumologista do Hospital Márcio Cunha, Dr. Marcos de Abreu, a transmissão acontece de forma direta, no contato entre pessoas. “A transmissão acontece de pessoa a pessoa por pequenas partículas dispersas. Pacientes sintomáticos, tossindo, em contato íntimo, próximo com outra pessoa, é a forma mais comum de transmissão”, explica. Ou seja, ambientes fechados e pouco ventilados favorecem ainda mais a disseminação da doença.

SINAIS

Um dos grandes desafios, segundo o especialista, é o reconhecimento dos sinais. Muitas vezes, os sintomas são ignorados ou confundidos com problemas respiratórios comuns. “Há de se preocupar, há de se pensar em tuberculose em pacientes que têm tosse há mais de três semanas. Essa tosse pode vir com presença de catarro com pus e sangue, perda de peso e ainda febre no final da tarde. São sintomas que mais chamam a atenção para doença ativa”, alerta.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico precoce é determinante não apenas para a recuperação do paciente, mas também para evitar complicações graves. A tuberculose pode deixar sequelas permanentes nos pulmões. “Ela causa uma destruição no pulmão, deixando sequelas importantes com grande redução volumétrica, bronquiectasias, o que pode levar o paciente a uma dispneia crônica e infecções de repetição. Por isso, é muito importante fazer o diagnóstico precoce para evitar todas essas consequências”, destaca o médico.

CURA

Apesar do cenário preocupante, há uma mensagem de esperança: a tuberculose tem cura, e o tratamento é acessível. “O tratamento da tuberculose é realizado sempre na rede pública, na atenção primária ou em centros especializados. Geralmente dura em torno de seis meses e é acompanhado mensalmente, com avaliação do paciente, dos escarros e dos contatos, para verificar se houve transmissão”, explica Dr. Marcos.

Esse acompanhamento contínuo é essencial para garantir a eficácia do tratamento e interromper a cadeia de transmissão. “O diagnóstico precoce é essencial para que o paciente comece o tratamento de forma rápida e pare de transmitir a doença. Todo esse caminho está disponível para a população por meio do SUS. Então, se você tem sintomas, procure atendimento rápido. Iniciar o tratamento o quanto antes é a melhor estratégia para controlar a doença e evitar que outras pessoas sejam infectadas”, reforça.

NÚMEROS PREOCUPANTES

Mesmo com avanços no diagnóstico e no tratamento, os números ainda preocupam. “A tuberculose ainda é um grande problema no Brasil. Dados do Ministério da Saúde indicam cerca de 80 mil casos por ano e até 6 mil mortes, apesar de termos um programa de diagnóstico e tratamento extremamente bem estruturado”, pontua o pneumologista.

Neste Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o principal recado é claro: informação, atenção aos sintomas e busca precoce por atendimento pode salvar vidas. Mais do que tratar, é preciso interromper a transmissão e reduzir o impacto de uma doença que ainda insiste em fazer parte da realidade de milhares de brasileiros.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments