Nacionais

Tomie Ohtake morre em São Paulo, aos 101 anos

 

Escultura de Tomi Ohtake, feita a pedido do ex-presidente da Usiminas, Rinaldo Campos Soares, e instalada próximo ao escritório central da empresa

 

BRASÍLIA – A artista plástica Tomie Ohtake morreu nesta quinta-feira (12), aos 101 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internada na UTI. Ela foi hospitalizada no último dia 2 para tratar de uma pneumonia e, momentos antes de receber alta, na terça-feira (10), teve de ser levada às pressas para a UTI depois de sofrer uma broncoaspiração, que comprometeu as batidas do coração. Segundo a assessoria de imprensa da artista, ela morreu às 12h20.

PRESENÇA EM IPATINGA
Além da pintura e da gravura, Tomie Ohtake fazia esculturas em grandes dimensões para espaços públicos como a Bienal Internacional de São Paulo. Em Ipatinga, ela desenvolveu a pedido do então presidente da Usiminas, Rinaldo Campos Soares, também falecido, uma escultura que está localizada no canteiro próximo à entrada do escritório central da siderúrgica.
Tomie era considerada a dama das artes plásticas brasileiras pela carreira consagrada, construída ao longo dos últimos 50 anos. Informações do Instituto Tomie Ohtake destacam que a fama conquistada pela artista desde a década de 60 nunca modificou o desafio a que se propunha: o eterno reinventar.

PAISAGEM URBANA
Nascida na cidade de Kioto, no Japão, em 1913, Tomie chegou ao Brasil em 1936, mas só começou a pintar aos 40 anos. Além da pintura e da gravura, a artista fazia esculturas em grandes dimensões para espaços públicos como a Bienal Internacional de São Paulo.
De acordo com o instituto Tomie Ohtake, 27 obras públicas de autoria da artista fazem parte da paisagem urbana de algumas cidades brasileiras. Em São Paulo, por exemplo, estão quatro painéis da Estação Consolação do Metrô de São Paulo, uma escultura em concreto armado na Avenida 23 de Maio e uma pintura em parede cega no centro, na Ladeira da Memória.
As obras de Tomie estiveram presentes em cinco edições da Bienal Internacional de São Paulo e renderam à artista um total de 28 prêmios. Em 2013, diversas exposições foram programadas em comemoração aos 100 anos de Tomie.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com