Foto: Tizé, “um artista que transforma suas experiências e influências em música que toca a alma”, conforme se define
Natural de BH, artista passou sua infância em Mesquita, onde teve seu primeiro contato com a música na Guarda de Marujos, tocando tambor e dançando nas festas tradicionais afro-mineiras do município e outras cidades do Vale do Aço
IPATINGA – No próximo dia 3 de agosto, o cantor, compositor e produtor cultural, Tizé, lançará o clipe de seu novo trabalho, A Cor da Manhã.
Nascido em Belo Horizonte, Tizé passou boa parte de sua infância em Mesquita. Foi lá que teve seu primeiro contato com a música por meio da Guarda de Marujos, uma tradição cultural rica em influências afro-mineiras. Com os marujos, ele tocava tambor e dançava nas festas de Santos. “Essa vivência na Marujada, uma hierarquia do Congado, influenciou profundamente a minha compreensão rítmica e conexão com as raízes afro-brasileiras. Com o tempo, expandi meus horizontes musicais, aprendendo a tocar violão e formando bandas, como a de reggae em Ipatinga e a Groove Minas, que explorava o funk soul e o groove”, recorda o músico.
A escolha de José Vítor de Lima Costa do nome artístico “Tizé” remonta a uma fase da vida em que ele procurava um alter ego para se representar artisticamente. Inspirado pelo modo como alguns primos chamavam seu avô José, Tizé encontrou um nome que refletia autenticidade e força, elementos essenciais para sua personalidade artística.
INFLUÊNCIAS
As influências de Tizé são vastas, abrangendo desde Milton Nascimento e o Clube da Esquina até o reggae de Bob Marley e o soul de Tim Maia. Essa mistura de brasilidades é evidente em suas composições, que frequentemente incorporam elementos percussivos de terreiros e ritmos afro-brasileiros.
Recentemente, Tizé vem explorado novas tendências musicais, incorporando elementos do trap e do hip hop em suas músicas. Essa fusão é evidente em seu novo single, A Cor da Manhã, que mescla beats eletrônicos com influências de reggae, soul e percussões afro-brasileiras.
O processo criativo de Tizé para A Cor da Manhã foi colaborativo e inovador. Ele envolveu seus fãs na composição, utilizando frases sugeridas por eles em suas redes sociais. A música fala sobre autoconhecimento, liberdade e a importância de superar sentimentos negativos para alcançar o crescimento pessoal. “A Cor da Manhã é uma reflexão sobre as mudanças e o aprendizado contínuo que fazem parte da vida”, conta Tizé.
O clipe de A Cor da Manhã, segundo explica o artista, não possui um conceito especial, “mas foi gravado de forma independente, no Pico do Amor em Itabira. O local, com sua energia única e beleza natural, serviu como cenário perfeito para ilustrar a mensagem de liberdade e renovação da música”, sublinha.
Com dois EPs e cinco singles lançados, Tizé conta que pretende continuar a se destacar na cena musical, trazendo uma mistura única de ritmos e influências. “Meu novo trabalho promete cativar ainda mais fãs e consolidar a minha carreira como marcada por produções autênticas e inovadoras da música brasileira”.