Projeto patrocinado pela Bemisa levou arte e diversão gratuitas para a comunidade de Timóteo
TIMÓTEO – Setembro foi especial para a comunidade, alunos e professores da rede pública de ensino no bairro Cachoeira do Vale, em Timóteo, com o projeto “Tin Tim – Mostra de Teatro Infantil de Timóteo”. A iniciativa esteve em duas escolas do município levando espetáculos teatrais didáticos e gratuitos para cerca de 600 pessoas. A ação foi viabilizada com patrocínio da Bemisa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Timóteo, com a realização do Instituto Amarelo e Ministério da Cultura do Governo Federal.
INICIATIVA ENRIQUECEDORA
A primeira parada do projeto foi na Escola Municipal João Bolinha, reunindo no sábado dia 14 de setembro professores, familiares de alunos e comunidade para assistirem ao espetáculo “O Incrível Mar de Livros”, do DaMa Espaço Cultural, no qual os personagens Ariela e Dado levaram o público a uma viagem lúdica, interativa, musical e de muito aprendizado abordando o incentivo à leitura e a importância dos livros para as crianças.
A professora e vice-diretora Kélpia Barros, da Escola Municipal João Bolinha, assistiu ao espetáculo e falou da importância do projeto na comunidade. Segundo ela “é uma iniciativa muito enriquecedora para nossos alunos, comunidade docente e principalmente para as suas famílias e comunidade em torno da escola. Poder vivenciar a apresentação do espetáculo teatral em que os alunos e suas famílias são inseridos no ambiente escolar é uma experiência que deixa marcas de memórias afetivas e aguça a necessidade de se propagar a cultura cada vez mais. O projeto deixou também bastante música, risos e alegria em todos nós”.
O projeto esteve também na Escola Estadual José Ferreira Maia. Os alunos e professores assistiram ao espetáculo didático “O parque – Espetáculos Musicais para Infâncias”, com artistas do DaMa Espaço Cultural. Voltado para o tema meio ambiente e celebrando o Dia da Árvore (21 de setembro), o espetáculo abordou contos e causos do Parque Estadual do Rio Doce, que completa 80 anos em 2024. A apresentação foi realizada dia 20 de setembro, durante os turnos escolares.