Cidades

Timóteo traça ‘mapa’ da dengue

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal está intensificando a mobilização na cidade para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. As Unidades de Saúde, agentes comunitários e agentes de controle de endemias estão reforçando a campanha de esclarecimentos à população para combater os focos do mosquito em quintais e residências, onde estão 90% dos problemas, conforme o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), feito na primeira quinzena de janeiro.

Além de alertas e informações sobre a doença e o seu transmissor, a mobilização contra a dengue também envolve a Secretaria de Obras e o setor de limpeza pública, com a coleta de lixo, entulhos e materiais que possam acumular água e virar focos do mosquito. Cartazes informando os locais com mais problemas também serão afixados nas Unidades de Saúde para orientar a população.

FOCOS

Conforme o secretário municipal de Saúde, Ricardo Araújo, as fortes chuvas do fim do ano passado e o intenso calor nesse início de ano formam o “cenário” ideal para a proliferação do mosquito da dengue.

Levantamentos da Secretaria de Saúde identificaram os locais com maior número de focos, traçando um verdadeiro “mapa” do Aedes aegypti em todos os bairros de Timóteo. Os “campeões” dessa triste estatística são os bairros Serenata, Macuco e Alphaville. “A luta contra a dengue tem que ser permanente, mas é preciso que cada morador faça a sua parte, pois a grande maioria dos focos do mosquito está dentro das residências”, insiste Ricardo Araújo.

No Serenata, foram encontrados focos do mosquito da dengue em residências da avenida Ari Barrosos e da rua Francisca Gonzaga. No bairro Macuco, a maioria dos focos foi encontrada em moradias das ruas Pintagol, Tico Tico, Galo do Campo e Patativa, enquanto no Alphaville a maior parte dos focos foi encontrada nas ruas Dolores Duran, Vinicius de Moraes e Elis Regina.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com