terça-feira, novembro 26, 2024
spot_img
InícioCidadesTimóteo tem desempenho crescente no ICMS Cultural desde 2018, afirma PMT

Timóteo tem desempenho crescente no ICMS Cultural desde 2018, afirma PMT

Município tem como meta alcançar dois dígitos até ao final da atual gestão

TIMÓTEO – O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), autarquia do Governo do Estado de Minas Gerais, que atua como uma espécie de agência regulamentadora da política setorial do patrimônio cultural na circunscrição territorial mineira, divulgou o resultado definitivo de desempenho dos municípios habilitados no Programa ICMS Cultural. Trata-se da avaliação anual das ações e projetos que os gestores municipais desenvolveram em prol da valorização, conservação e preservação do patrimônio material e imaterial, em conformidade e cumprimento das determinações e exigências da legislação afeta ao tema.

CRESCIMENTO

De acordo com o resultado oficial definitivo (exercício 2022-24), no dia 20 de julho de 2023, o Município de Timóteo novamente demonstrou um desempenho acima da média, com crescimento continuado pelo quinto ano consecutivo, desde a retomada da habilitação e credenciamento da Municipalidade no segundo semestre de 2018, quando registrava uma pontuação decimal residual equivalente a menos de um ponto de desempenho (0,6).

No resultado recém-divulgado pelo IEPHA-MG, o desempenho de Timóteo (exercício 2022-24) registrou novo crescimento saltando para 9,83 pontos. Importante destacar a essa linha do tempo quanto a pontuação: evoluiu de 3,65 no exercício 2020-2022 para 8,30 pontos para o exercício 2021-2023, respectivamente, referente ao registro ao ano de realização das ações de proteção patrimonial e ano de recebimento pelo município, dos recursos financeiros correspondentes proporcionais ao desempenho.

Gestores municipais e a sociedade em geral já podem acessar a pontuação definitiva do programa ICMS Patrimônio Cultural exercício 2024.

http://www.iepha.mg.gov.br/index.php/noticias-menu/795-iepha-mg-divulga-pontuacao-definitiva-do-programa-icms-patrimonio-cultural-exercicio-2024

MEDIDAS

Para o presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Timóteo, professor Cláudio Gualbertto, o resultado espelha um conjunto de ações de potencialização de desempenho do Município no programa estadual que amplia a captação de recursos para o setor. Cláudio Gualbertto frisou como fatores decisivos para esse incremento do desempenho do município, a ativação e regularidade do funcionamento do Conselho do Patrimônio, a instituição de uma legislação municipal, inexistente até 2018, de Registro de Manifestações como Patrimônio Imaterial que resultou no Registro da Corporação Musical Santa Cecília e abertura do processo de registro das manifestações congadeiras – em tramitação, e principalmente o tombamento na esfera municipal do Forno Hoffmann. O processo agora precisa ser validado nas esferas estadual (IEPHA) e federal (IPHAN).

Sobre o Programa ICMS Cultural

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa do Governo do Estado de Minas Gerais, de incentivo à preservação do patrimônio cultural, por meio de repasse de recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais com ações e projetos locais relevantes.  O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos municipais. O IEPHA-MG oferece aos municípios por meio das rodadas regionais, orientações sobre as políticas de preservação, como a Deliberação Normativa do CONEP que estrutura um sistema de análise da documentação apresentada pelo município participante do programa ICMS Patrimônio cultural.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments