TIMÓTEO – O município acaba de receber um novo tomógrafo, equipamento que produz, por meio de imagens, diagnóstico de várias doenças e alterações no corpo do paciente, como, por exemplo, fraturas, tumores, AVC (acidente vascular cerebral). O aparelho foi adquirido com recursos de R$ 1,2 milhão do Ministério da Saúde, viabilizados por intermédio do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, e do diretor jurídico do Senado, Alexandre Silveira.
A montagem do tomógrafo, que está sendo instalado no Hospital e Maternidade Vital Brazil, já começou e a expectativa é que ele esteja pronto para uso na segunda quinzena de dezembro. O equipamento vai beneficiar uma população estimada em 220 mil pessoas, o que inclui não somente os moradores de Timóteo, mas também dos municípios de Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dionísio, Jaguaraçu, Marliéria e Pingo D’água.
“Fui secretário de Estado de Saúde e sei o quanto um tomógrafo faz diferença na qualidade do serviço de saúde que é prestado à população. E o mais importante é que o equipamento vai servir não somente para a população de Timóteo, o que já seria muito bom, mas também um grande número de pessoas de cidades do entorno”, destacou Alexandre Silveira.
AGILIDADE
A chegada do tomógrafo a Timóteo foi celebrada pelo prefeito Douglas Willkys. “Esse novo tomógrafo possibilitará maior agilidade no atendimento das demandas da população de Timó-teo, fortalecendo a estrutura do Hospital e Maternidade Vital Brazil e, porque não dizer, do SUS. Dessa forma reforçamos a assistência e o auxílio no diagnóstico por imagem de doenças e alterações dos pacientes”, ressaltou o prefeito.
Ele explicou que o município tinha um tomógrafo, fruto de um convênio que o hospital Vital Brazil havia firmado com o governo do Estado em 2012. Entretanto, desde abril, conforme informou, o equipamento estava parado por problemas técnicos, sem condições de manutenção. “A chegada desse aparelho vai preencher essa lacuna”, assinala Douglas.