Nacionais

Timóteo já vacinou mais da metade da população contra febre amarela

TIMÓTEO – Mais de 48 mil pessoas já estão protegidas contra a febre Amarela em Timóteo. O número representa 55,4% da população, conforme balanço parcial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta segunda-feira (06). Nos bairros da zona rural – Licuri, Celeste, Macuco, Petrópolis, Limoeiro Velho e Recanto do Sossego – o município já garantiu a cobertura de 100% dos moradores.
Mesmo com os bons índices de imunização, a Prefeitura de Timóteo segue com o plano de contingência para prevenir casos de febre amarela na cidade. A Administração Municipal mantém um posto especial no Terminal Rodoviário, no Centro Norte, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 14h às 20h. As doses também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde Macuco, Limoeiro, Alegre, Primavera, Praça 29 de abril, Distrito de Cachoeira do Vale, Ana Moura e Timotinho durante o horário de funcionamento das salas de vacinas.

OBJETIVO

“O nosso objetivo é imunizar toda a população contra febre amarela. O posto no Terminal Rodoviário, por exemplo, dá oportunidade aos trabalhadores do comércio, às pessoas que chegam ou estão de saída da cidade e também aqueles que não podem comparecer às unidades de saúde no seu horário de funcionamento, terem acesso à vacina”, justifica a gerente de Saúde Coletiva, Eunice Silveira.
Timóteo não tem casos confirmados ou suspeitos de febre amarela. Mas a profissional explica que por Timóteo estar localizado em área de recomendada para vacinação conforme o Ministério da Saúde. “Mesmo para as pessoas que vacinaram a primeira vez há menos de 10 anos, a orientação é procurar o posto de vacinação mais próximo para garantir a dose de reforço. Para garantir a proteção é preciso tomar as duas doses”, alerta Eunice Silveira.

PARCERIAS

A Prefeitura de Timóteo também mantém parceria com as empresas e entidades de classe para ampliar o acesso à vacinação. Conforme a disponibilidade de doses, a Secretaria de Saúde realiza imunização itinerante ou fornece as vacinas para as instituições que contam com ambulatório médico e de enfermagem, otimizando o atendimento nas salas de vacinas da rede municipal. O agendamento prévio pode ser feito pelo telefone 3847-7632.

FEBRE AMARELA

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela. É transmitida pela picada de mosquitos transmissores infectados. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina), neste caso, a orientação é procurar a unidade básica de saúde mais próxima para o correto diagnóstico e tratamento.
A forma mais eficaz de evitar a doença é a vacinação. A dose gratuita está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Conforme orientação do Ministério da Saúde, a vacina deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença. A vacina é contraindicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com