Cidades

Timóteo implanta merenda mais saborosa e nutritiva

As mudanças agradaram em cheio o paladar dos alunos; nas creches são servidas cinco refeições ao dia

IPATINGA – A merenda escolar servida na rede municipal de ensino de Timóteo está mais saborosa, diversificada e rica do ponto de vista nutricional. O cardápio é pensado de acordo com a cultura dos alunos e do lugar onde eles vivem e da sazonalidade (época do ano em que os itens dão frutos) dos ingredientes usados.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Tathiane Ferreira Silva, é a responsável pelas mudanças implementadas e que estão agradando em cheio o paladar de crianças e adultos, haja vista que os mais de 300  alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também são contemplados com a alimentação de qualidade.

Além dos estudantes da EJA, diariamente são atendidos 1.165 alunos de creches que têm de 4 a 5 refeições diárias; cerca de 6 mil alunos das escolas da rede municipais; 95 do CREIA; e 195 da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).  Ao todo são quatro cardápios diferentes para cada tipo de público.

Tathiane Ferreira Silva foi a autora da renovação do cardápio tendo por base o Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE). Além do cardápio, ela desenvolve também um trabalho de educação nutricional e responde pelo treinamento de boas práticas na cozinha, destinado às merendeiras.

MEDIDAS

As alterações propostas compreendem a quantidade exata de calorias, carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais com porções adequadas a cada faixa etária dos estudantes. No caso das creches, na qual os alunos estudam em tempo integral, por exemplo, 70% das necessidades nutricionais dessas crianças são atendidas. “O cardápio é variado; não tem preparação repetida e toda a semana muda”, explica a nutricionista.

Ela afirma que anualmente são introduzidos duas formulações diferentes de menu, um entre os meses de setembro e abril; e o outro entre maio a agosto. Depois de montar a lista ela é testada para verificar a aceitação da combinação de alimentos. Em caso positivo, é feita a ficha técnica de preparação que servirá de guia para as merendeiras prepararem as refeições e lanches diariamente.

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

Como foi informado anteriormente, nas creches são servidas entre 4 e 5 refeições diariamente com café da manhã, lanche antes do almoço, almoço, lanche da tarde e jantar. Já os estudantes que estudam no período da manhã se alimentam com café e, posteriormente, merenda; já os alunos da tarde recebem merenda e depois uma fruta ou um suco de lanche da tarde. “O PNAE determina a oferta de frutas três vezes por semana, mas em Timóteo oferecemos todos os dias”, citou Tathiane, comemorando o retorno positivo que vem obtendo após a mudança do cardápio da merenda escolar.

O acompanhamento do trabalho nas escolas é feito por meio de registro fotográfico e de uma ficha de controle. A gestão para aquisição dos alimentos é executada quinzenalmente e, de acordo com a nutricionista, as quantidades são definidas conforme a necessidade de cada escola.

Tathiane Ferreira destacou ainda que tem estimulado a difusão da importância da educação nutricional para a alimentação saudável na promoção da saúde. Esse trabalho é feito em conjunto com as equipe pedagógica da rede municipal de ensino.

Secretaria Educação inova no transporte da merenda escolar

A Prefeitura Municipal de Timóteo, por intermédio da Secretaria da Educação e Cultura, regularização o transporte a ser utilizados pela Divisão de Alimentação Escolar.

O investimento é mais uma inovação da área da alimentação escolar timotense, segundo informa o vice-prefeito e secretário da Educação, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa.

Conforme explicou, o Município adotou pela 1ª vez este novo sistema de transporte de alimentos em veículos especialmente adaptados para essa finalidade. “Foi realizado mediante estudos de critérios sugeridos pelo Fundo Nacional de Alimentação Escolar e vem ao encontro das novas normas técnicas do órgão, sobre transporte e manuseio dos alimentos”, contou.

A nutricionista responsável pela merenda, Tathiane Ferreira Silva, destaca que a mudança vai resultar em uma melhor e mais adequada distribuição de gêneros alimentícios utilizados pelas creches e escolas, além da economia de tempo.

Para o prefeito Douglas Willkys, os avanços e inovações, não apenas na área educacional, mas em todos os setores e demais pastas terão continuidade, uma vez que a prioridade é trabalhar para que o serviço seja melhorado a cada dia. “O nosso objetivo é oferecer o melhor e é por isso que trabalhamos com as portas de nosso gabinete abertas, para que todos possam participar da construção da cidade que tanto sonhamos”, disse o prefeito.

O veículo usado no transporte de alimentos e merenda escolar foi adaptado para propiciar uma maior comodidade, segurança e adequação no transporte da merenda e demais produtos alimentícios.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com