Policia

Timóteo está entre as próximas cidades a ter o método Apac

Oswaldo Afonso

DA REDAÇÃO – O secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, disse na segunda-feira (21) que o Governo do Estado vai investir na ampliação de vagas em Centros de Reintegração Social (CRS’s) que seguem o Método Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). No Vale do Aço, Timóteo será uma das primeiras cidades a ser beneficiada.

A manifestação do compromisso se deu em palestra do secretário durante o curso Método Apac para Juízes, promovido pelo Tribunal de Justiça do Minas e pela Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Fbac).

MUDANÇA
“É impossível não ver que o atual sistema prisional precisa ser mudado. Não basta apenas aplicar a pena. É preciso mudar o comportamento de quem está encarcerado. A Apac, é algo em que temos que investir, ampliar e que deve ser um dos caminhos no enfrentamento das dificuldades e mazelas do sistema prisional”, afirmou Bernardo Santana.

Segundo o secretário, as vantagens do Método Apac se revelam no custo e no grau de ressocialização. Ele citou que a manutenção de um preso no sistema prisional convencional em Minas Gerais chega atualmente a quase R$4 mil por mês, ao passo que a média na rede Apac é de pouco mais de R$ 900.

Já o índice de reincidência no crime dos egressos dos CRS’s é de aproximadamente 20%, contra uma taxa próxima de 80% nos sistema prisional comum.

VAGAS
Em 2015, foram geradas 188 vagas em CRS’s por meio de convênios e repasses de recursos da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) para manutenção desses centros. Outros cinco convênios devem ser firmados até o fim do ano, com mais 263 vagas. Além disso, vão ser retomadas obras de seis CRS’s, com capacidade para 692 detentos em recuperação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com