Cidades

Timóteo destaca educação uma das marcas do governo

O governo de Timóteo destaca a educação como uma das marcas da atual administração


TIMÓTEO
– As atividades do ano letivo na rede municipal de Timóteo se encerram no dia 18 de dezembro. Nesta sexta-feira, o prefeito de Timóteo Sérgio Mendes, em conjunto com a secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Adriane Aparecida Ferreira Cabral, apresentou um balanço das realizações de sua gestão, dando ênfase nos projetos que tiveram início no segundo semestre.

“Estamos chegamos ao final de mais um ano letivo. Não obstante às dificuldades encontradas pelo caminho, avalia-se que a educação do município de Timóteo alcançou resultados positivos em toda sua área de abrangência”, comenta o prefeito. Por sua vez, a secretária acrescenta que o bom desempenho é fruto de um trabalho coletivo e colaborativo, em que as ações desenvolvidas sob a coordenação da SMECT se configuraram como respostas favoráveis aos muitos desafios ora colocados como prioridades para se efetivar uma educação de qualidade.

SERIEDADE
“A seriedade das políticas educacionais em desenvolvimento na cidade são comprovadas pelos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), porém temos consciência da necessidade de uma melhoria contínua. Sabemos também que estamos no caminho certo e que é preciso a união dos pais, alunos, professores e profissionais da educação para assegurar a continuidade de um projeto de educação inclusiva e de qualidade”, aponta o prefeito. Em 2011, Timóteo superou no 5º ano a meta estabelecida pelo governo federal, obtendo a pontuação de 5.6 contra a meta estabelecida de 5.4. E mais alcançou a meta de 5.6 prevista para 2013. E no 9º ano obteve o índice 5.0 superando a meta de 4.4 para 2011 e de 4.8 para 2013. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação no segundo semestre de 2012.

PROJETOS
Além dos projetos institucionais desenvolvidos pelas escolas municipais objetivando uma prática contextualizada, garantindo os temas transversais previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Secretaria de Educação viabilizou-se também no âmbito das instituições escolares a reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e a reestruturação do Regimento Escolar, importantíssimos documentos que revelam a identidade da escola, cuja última versão datava do ano de 2004.

Este ano, a Prefeitura firmou o convênio com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Programa do Governo Federal que objetiva alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade.

Na área de inclusão digital, foram desenvolvidos projetos como o Proinfo, que atendem diretamente as escolas e educadores. Outro ponto importante foi a homologação do NTM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal) que, no mês de novembro, foi contemplado com 01 Projetor Interativo Multimídia , 10 computadores, 18 monitores e equipamentos auxiliares para a montagem de um novo laboratório do NTM.

CONSELHO
“Aliado a tudo isso, implementamos o Conselho Municipal de Educação (CME), cujos membros tomaram posse em junho de 2012. Atualmente, estamos enviando à Câmara Municipal para apreciação um projeto com as alterações propostas para aperfeiçoar a lei que foi criada em 2003 e contribuir para o seu efetivo funcionamento”, informa o prefeito, argumentando que os parlamentares terão sensibilidade para discutir a questão e viabilizar as mudanças necessárias ao funcionamento do conselho.

Também está em processo de aprovação pela Câmara Municipal a lei que cria o Sistema Municipal de Educação. Ter um Conselho Municipal de Educação, bem como o sistema próprio de educação significa a autonomia do ensino municipal, adequando às estruturas legais às peculiaridades locais e dando agilidade aos processos.

MATRÍCULAS
No período 17 a 21 de Dezembro/2013, acontecerá nas escolas públicas de Minas Gerais (Estaduais e Municipais), as matrículas para os alunos que estudam em escolas particulares e querem ingressar na rede pública de ensino. Os alunos que vão ser matriculados no 1º Ano de Escolaridade do Ensino Fundamental devem estar completando 06 anos até 31 de março/ 2013.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com