Nacionais

Timóteo cumpre prazo com Comitê para receber recursos da Samarco

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal manifestou interesse junto ao Comitê Interfederativo para recebimento de recursos garantidos aos municípios impactados pelo Rio Doce após a tragédia de Mariana, com o rompimento de barragens em novembro de 2015. O prazo estipulado em cronograma pelo Comitê para manifestação de interesse venceu esta semana, no dia 04 de abril.
O município de Timóteo tem disponível para recebimento o valor atualizado de R$ 22 milhões do total de R$ 500 milhões garantidos em um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta – TAC, assinado entre a Mineradora Samarco e o Ministério Público. Além de Timóteo, outros 40 municípios afetados pela lama de Mariana ao longo do Rio Doce, sendo 37 em Minas Gerais e outros quatro no Espírito Santo, serão beneficiados.
A manifestação de interesse pelo recebimento dos recursos, apresentada ao Comitê Interfederativo, foi acompanhada da indicação de ações que serão beneficiadas, visando o tratamento de esgoto e destinação de resíduos sólidos. “Nós vamos agora elaborar os projetos aplicando 90% dos recursos para tratamento dos resíduos sólidos de forma ampla, construindo a Unidade de reciclagem e 10% em ações para a coleta de esgoto”, destacou o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Carlos Vasconcelos.

PLANO
Os projetos, depois de encaminhados, precisam ser aprovados para a liberação de recursos, o que deve ocorrer até o mês de julho para serem aplicados em obras até o ano de 2018. “Por isso, inclusive, realizamos uma Audiência Pública esta semana, para Elaboração do Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos. Esse plano é um instrumento que dá base para a elaboração das ações futuras e que será exigido pelo Comitê Inter federativo, assim como o Plano de Saneamento Básico que está para ser homologado na casa legislativa”, lembrou Carlos Vasconcelos. “A expectativa é pela aprovação dos projetos até junho e a destinação dos recursos para começar a execução das obras”, completou Carlos Vasconcelos.

ATERRO SANITÁRIO
O objetivo da Administração de Timóteo é implantar o aterro sanitário consorciado com o município de Marliéria, que também foi contemplado com recursos da Samarco, e Coronel Fabriciano. O próprio Comitê Interfederativo incentiva ações de forma consorciada. Os recursos da Samarco, além da utilização na implantação do aterro sanitário para destinação de resíduos sólidos, serão aplicados também na recuperação de duas áreas degradadas, que foram usadas como lixões em outra época, uma em Coronel Fabriciano e outra no bairro Limoeiro em Timóteo.

COLETA SELETIVA
A administração do prefeito Dr. Geraldo Hilário pretende também incrementar as ações voltadas para a coleta seletiva. O município já mantem parceria com a ASCATI e a proposta é de implantação de uma usina de triagem. “Estamos consolidando o programa de coleta seletiva de Timóteo. Queremos ter um processo inicial de triagem com a implantação de uma usina de reciclagem, para só levar para o aterro o que não tem como ser reutilizado”, destacou Geraldo Hilário.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com