Cidades

Timóteo começa a realizar teste rápido para a dengue

TIMÓTEO – Começaram a ser realizados nesta quinta-feira (31) os testes rápidos para diagnóstico da dengue. Os exames são realizados através de amostras de sangue, recolhidas na unidade de saúde Mário de Souza, onde funciona a Unidade de Hidratação e Descanso, para tratamento do fluxo específico para pacientes com dengue. Os testes são processados no laboratório de patologia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Otávio, ao lado da Mário de Souza. Os resultados dos testes rápidos são informados aos pacientes no tempo médio de 20 minutos.
Segundo a chefe da Vigilância em Saúde de Timóteo, Eunice Silva Silveira, os testes vão agilizar os encaminhamentos dos pacientes para o tratamento adequado em cada caso.

 

Ministério avalia ações da PMT contra dengue
Timóteo
– Uma comitiva formada por técnicos da área de Saúde dos governos estadual e federal visita Timóteo nesta sexta-feira (1º) para avaliar a estrutura montada pela Prefeitura Municipal para combate à dengue e assistência às vítimas da doença. “Com um grande esforço de governo e o apoio da população, estamos conseguindo reduzir o número de casos da doença e de focos do mosquito transmissor da dengue”, destacou o secretário municipal de Saúde, Ricardo Martins Araújo.

Avaliação
Um dos integrantes da comitiva de técnicos estaduais e federais é o assessor do Ministério da Saúde Rodrigo Said, que antecipou que o objetivo da visita a Timóteo e a outras cidades do Vale do Aço será avaliar se a estrutura assistencial é suficiente para o atendimento às pessoas que contraíram dengue. Essa avaliação, destacou, vai considerar o volume de atendimento, o número de internações e de leitos disponíveis e a ocorrência de óbitos. Said também avalia a situação em Ipatinga.

Queda
Ricardo Araújo destacou que o número de casos de dengue em Timóteo está em aproximadamente 550 por semana, uma queda em relação ao pico da “curva de contaminação”, que chegou a ter uma incidência semanal de 850 casos semanais. Outro avanço foi a queda do Levantamento Rápido de Índice (LIRAa) de infestação do Aedes aegypti, de 3,6% – próximo do considerado de “altíssimo risco” de surto – para 3%.

O secretário de Saúde de Timóteo vai aproveitar a vinda de representantes do Ministério e da Secretaria de Estado de Saúde para pedir mais apoio nessa campanha de combate à dengue e também para melhorias na rede básica de atenção à saúde. “Os números já são melhores, mas não podemos descansar”, ressalta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com