Cidades

Timóteo amplia ensino integral

Samuel e Eduarda, de cinco anos, alunos da escola infantil João Bolinha: momentos de diversão
(Crédito: ACS/PMT)

TIMÓTEO – Depois de aderir ao Programa Mais Educação/Educação Integrada em 2013, o município de Timóteo foi contemplado no segundo semestre deste ano com verba do governo federal para ajudar na gestão do projeto. 

O município está recebendo um repasse no valor de R$ 219.412,00, verba necessária para que duas escolas recebam o projeto-piloto do Programa Mais Educação ainda este ano. Com a implantação completa, o município passará a atender a 10 das 14 unidades escolares municipais com o Mais Educação.

O Programa Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino, que amplia a jornada escolar nas escolas públicas para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas de: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Cecília Siqueira, trata-se de um programa que vai auxiliar ainda mais a melhora da qualidade do ensino. “Timóteo tem o melhor índice de qualidade de ensino fundamental do Vale do Aço, segundo o Ideb, mas a nossa meta é sempre melhorar e atender as nossas crianças com um ensino de qualidade”, explica Cecília.

A secretária destaca que a cidade já conta com a educação em tempo integral. “Parte de nossos alunos, principalmente os que se encontram em locais de vulnerabilidade social, participam de oficinas no contraturno, o que atende a duas importantes demandas: a necessidade de trabalho dos pais e a oferta de atividades inclusivas, retirando esses alunos das ruas”, afirma Cecília.

Resultados visíveis
O projeto de ensino em tempo integral já acontece em três escolas do município e é totalmente mantido com recursos do município. As unidades de ensino participantes são a municipal infantil João Bolinha, municipal Ana Moura e municipal Virgínia de Souza Reis. No total, são atendidos 180 alunos de 7:00h às 17:25h.  Além das oficinas, os alunos têm a alimentação acompanhada por uma nutricionista, que prepara as refeições de desjejum, lanche da manhã, almoço e o lanche da tarde.

A educação integral é muito bem vista pelos pais dos alunos. “Ajuda bastante ter o tempo integral, porque eu preciso trabalhar. Na escola, as minhas filhas se desenvolveram muito depois que começaram a participar desse projeto. É essencial porque as crianças ficam na escola por um período maior. No tempo em que poderiam estar aprendendo coisas erradas nas ruas, elas estão se desenvolvendo e eu consigo trabalhar tranquila”, relata Janaína Aparecida Catarina, mãe de duas alunas que estudam na Escola Municipal Ana Moura.

Para os alunos envolvidos, o projeto é uma oportunidade de interação e descobertas. “Eu gosto do projeto porque tem merenda, eu durmo e brinco com meus colegas”, diz Maria Eduarda Moura, 5 anos, da Escola Municipal João Bolinha, no Cachoeira do Vale. Para Samuel Natanael, de cinco anos, também estudante da escola João Bolinha, é o momento mais divertido do dia. “Eu gosto de brincar de bola, de corda, de pique-pega, assistir filmes e desenhos”, comenta.

A diretora da Escola Municipal Ana Moura, Maria Helena Teixeira Barcelos, ressaltou a importância desse projeto. “O desenvolvimento social, cognitivo e relacionamento familiar melhorou bastante desde que o tempo integral foi implantado na escola. Temos histórico de vulnerabilidade social no bairro e o projeto vai ao encontro dessas necessidades. A expectativa é que com o Mais Educação, o tempo integrado seja ampliado, com mais oferta de oficinas e melhoria da infraestrutura de atendimento aos alunos.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com