Evento apresentou novo uniformes escolares que serão usados por estudantes do município
TIMÓTEO – A sede do clube Asseit-Sesi no Bairro Timirim recebeu na segunda-feira (6) a solenidade de abertura do ano letivo da rede municipal de ensino em Timóteo. A noite foi marcada pela presença de cerca de 400 educadores que participaram de uma palestra intitulada “A Escola Do Futuro: Insights para uma Nova Forma de Aprender e Ensinar”, com o professor, escritor e palestrante Marcos Piangers.
O evento contou com representantes da Prefeitura de Timóteo, da Fundação Aperam Acesita, do Sebrae-MG, da Superintendência Regional de Ensino (SRE), do Sesi, CEFET-MG, entre outros. A abertura foi marcada por um desfile com alunos da rede pública para apresentar os novos uniformes que serão distribuídos aos cerca de seis mil alunos das 18 escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Além dos uniformes, os estudantes também receberão neste ano kits com material escolar, cujo investimento é superior a R$ 4,1 milhões.
MÁGICO
“É realmente mágico começar o ano letivo de forma diferente ao ver o sorriso das crianças e adolescentes com os novos uniformes. Estamos trabalhando para fazer a diferença e neste ano o nosso foco foi a aquisição dos kits e materiais escolares. Mais do que a economia que vamos proporcionar às famílias entendo que uniformizar os nossos alunos mostra que todos são iguais e que temos o mesmo zelo com todos eles, sem distinção. Esse é um projeto que me deixa muito feliz”, destacou o prefeito Douglas Willkys durante a sua fala.
INVESTIMENTOS
Nessa perspectiva ele também mencionou os investimentos que estão sendo feitos na reforma de escolas e na segurança dos prédios com a implantação de câmeras de monitoramento em todas as unidades, aumentando a segurança e a preservação do patrimônio público. Seis unidades também receberam miniusinas fotovoltaicas que irão gerar energia para todas as escolas. Outro ponto mencionado pelo prefeito refere-se a parceria com o Sebrae-MG para implantar aulas de empreendedorismo nas escolas do município.
DESAFIOS
O vice-prefeito José Vespasiano Casemiro, o Professor Vespa, destacou os desafios da Educação para 2023, lembrando que o País está vivendo novos tempos após dois anos de pandemia. Outro ponto mencionado pelo Professor Vespa refere-se aos atos de vandalismo ocorridos no dia 8 de Janeiro em Brasília. “A Educação tem o desafio de buscar a transformação e fazer uma reflexão sobre os atos extremistas na qual a democracia tentou ser derrubada. Felizmente ela (democracia) continua firme e presente”, pontuou o vice-prefeito.
A secretária municipal de Educação Márcia Lessa aproveitou para saudar os professores e aproveitou para reiterar que a Administração Municipal está fortalecendo as parcerias com o objetivo de garantir a qualidade da educação. Entre as iniciativas mencionadas está o investimento na capacitação dos profissionais que será ampliada neste ano com as parcerias com o Sebrae e com o Senac.
MARCOS PIANGERS
Encerrando as atividades da abertura do ano letivo, o escritor Marcos Piangers realizou uma palestra com a temática “A Escola Do Futuro: Insights para uma Nova Forma de Aprender e Ensinar” na qual provocou algumas reflexões junto aos profissionais da Educação de Timóteo. Com bastante interação junto ao público presente e uma abordagem bastante descontraída Piangers destacou a importância de os professores terem, acima de tudo, o comprometimento consigo próprio.
Destacando a todo o momento a importância da missão assumida pelos professores, Marcos Piangers destacou que a escola “precisa reeducar o homem para que ele se torne mais participativo nas famílias e nas escolas para assim ajudar a constituir um Brasil melhor por meio da educação das crianças”.
ABANDONO DAS CRIANÇAS
Ele lamentou o fato de “o Brasil abandonar as suas crianças”, referindo-se especificamente às altas estatísticas de homens que abandonam os lares. Na outra ponta ele elogiou as mães solos e mesclou referências pessoais como o fato de ter sido criado por uma mulher sozinha e depois de ter sido pai de uma menina o que, na sua opinião, mudou o seu entendimento sobre a participação (ou ausência) dos homens na educação das crianças.
O escritor, com mais 500 mil livros vendidos em países como Brasil, Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos, também abordou sobre o poder da tecnologia em sala de aula. Ele contou que já visitou escolas em todo o mundo e que participou de experiências de escolas do futuro com salas de aulas altamente tecnológicas com óculos virtuais, telas touch screen, computadores para todas as crianças, ipad, aplicativos revolucionários.
PROFESSORES
Ao final da experiência, ao questionar os estudantes sobre todo esse aparato tecnológico, eles mencionaram que o mais importante era contar com professores inspiradores que promovessem o engajamento. “Não importa a tecnologia, é preciso alguém para ser a referência dessas crianças. A partir das escolas que conheci na Inglaterra, na Finlândia, nos EUA entendi que o importante é formar pessoas felizes, independentemente da profissão que eles venham a ter na fase adulta”, disse Marcos Piangers.