Internacionais

Time elege Greta como personalidade do ano

Os protestos solitários que Greta Thunberg promovia a cada sexta-feira em Estocolmo e que se transformaram em um movimento de milhões de pessoas por ações contra as mudanças climáticas fizeram com que a ativista sueca de 16 anos fosse escolhida a Pessoa do Ano pela revista americana Time

No anúncio, feito nesta quarta (11) no programa de TV Today, da rede NBC, a publicação justificou a seleção afirmando que a jovem “inspirou 4 milhões de pessoas a se unir à greve climática global em 20 de setembro de 2019, no que foi a maior demonstração climática da história da humanidade”.

Com a escolha, ela desbancou, entre os finalistas, nomes como a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, os manifestantes de Hong Kong e o presidente dos EUA, Donald Trump.

CRÍTICAS 

Muitas das críticas tinham preconceito com o fato de Greta ter síndrome de Asperger, condição do transtorno de espectro autista. Quem tem Asperger costuma ter superconcentação em um assunto que acha fascinante.

Necessidade de repetição e constância são outras características de quem tem a síndrome. Não há deficiência cognitiva —pelo contrário, o desempenho escolar costuma ser ótimo.

Um canal de TV americano se retratou após um comentarista descrevê-la como doente mental. Um radialista brasileiro foi demitido e disse ter “passado do ponto” após dizer que Greta era histérica e precisava de sexo.

O meteorologista da USP Ricardo Felício, que nega o aquecimento global, disse em rede social que Greta precisava de tratamento psiquiátrico.

As opiniões contrárias à ativista foram acompanhadas de muitas fake news. Greta foi acusada de ser ligada ao Estado Islâmico e de ser filha de terroristas e satanistas. Até seu visual, com tranças, foi comparado ao de meninas de cartazes nazistas.

TRUMP E BOLSONARO

Do presidente americano, Donald Trump, Greta recebeu um comentário irônico. Ele republicou em seu perfil no Twitter parte do discurso que ela fez na cúpula do clima da ONU. “Ela parece uma jovem muito feliz à espera de um futuro brilhante e maravilhoso”, escreveu Trump.

Em resposta, Greta copiou a frase na descrição do seu perfil na rede social.

Da mesma maneira, quando Jair Bolsonaro chamou a jovem ativista de “pirralha”, nesta terça (10), ao ser questionado sobre o assassinato de dois indígenas da etnia guajajara no no Maranhão, Greta também atualizou sua descrição com a palavra usada pelo presidente brasileiro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com