Um estudo publicado na revista The Lancet, uma das mais importantes referências no estudo da medicina, nesta sexta-feira (22), mostra que a hidroxicloroquina e a cloroquina não apresentam benefícios contra a Covid-19
REINO UNIDO – A pesquisa foi feita com 96 mil pacientes e aponta também que não há melhora na recuperação dos infectados, mas existe sim um risco maior de morte e piora cardíaca durante a hospitalização.
Foram testados 96.032 pacientes internados em hospitais de 6 continentes. Desses, 14.888 receberam 4 tipos de tratamentos diferentes com a cloroquina e a hidroxicloroquina, entre os dias 20 de dezembro de 2019 e 14 de abril de 2020.
Segundo os cientistas que realizaram a pesquisa, os pacientes medicados com as substâncias apresentaram um risco maior de morte hospitalar e de desenvolvimento de arritmia cardíaca.
No Brasil, o presidente da República, Jair Bolsonaro, é um dos maiores defensores do uso da cloroquina no tratamento do coronavírus. Ele ainda não se pronunciou sobre o estudo da Lancet.