Nacionais

Temer divulga por engano áudio discursando já como presidente

BRASÍLIA – O vice-presidente Michel Temer enviou uma mensagem de voz a parlamentares do PMDB em que fala como se estivesse prestes a assumir o governo após o afastamento da presidenta Dilma Rousseff. O áudio, de cerca de 14 minutos, dá a impressão de ser um comunicado dele ao “povo brasileiro” sobre como pretende conduzir o país, de forma transitória ou não.
Depois das primeiras repercussões da mensagem nas redes sociais, a assessoria de imprensa do vice-presidente informou que o áudio foi enviado por engano a um grupo de deputados do partido. Segundo a assessoria, tratava-se de um treinamento de Temer, que deveria ter sido enviado apenas para uma pessoa, e não para diversos membros do PMDB, partido do qual é presidente nacional licenciado.
No áudio, classificado por Temer como mensagem de “palavra preliminar à Nação brasileira”, o vice-presidente diz que precisa estar preparado para, caso os senadores decidam a favor do impeachment, enfrentar os “graves problemas que afligem” o Brasil, mas lembra que a decisão do Senado deve ser aguardada e respeitada. No comunicado, ele pede a pacificação do país, diz que é preciso um governo de “salvação nacional”, com colaboração de todos os partidos para sair da crise, e defende apoio à iniciativa privada como forma de gerar investimentos e confiança no Brasil.

FAVA CONTADA
Diz Temer na gravação: “Agora, quando a Câmara dos Deputados decide por uma votação significativa declarar a autorização para a instauração do processo de impedimento da senhora presidente, muitos me procuraram para que eu desse uma palavra preliminar à nação brasileira. O que eu faço com muita modéstia e muita cautela. Com muita moderação, mas também em face da minha posição de vice-presidente e também de substituto constitucional da senhora presidente da República. E desde logo eu quero afirmar que temos um longo processo pela frente, passando ainda pelo Senado Federal. Então, todas as minhas palavras levarão em conta apenas a decisão da Câmara dos Deputados, portanto minhas palavras são provisórias”.

PROGRAMA

O vice-presidente diz ainda que vai incentivar as parcerias público-privadas com o objetivo de gerar emprego, pois, segundo ele, o Estado “não pode tudo fazer”. Deve, portanto, concentrar esforços na segurança, saúde e educação, e “o mais tem que ser entregue à iniciativa privada”. Ele diz também que é “falso e mentiroso” o rumor de que vai acabar com programas sociais, e afirma que, enquanto persistir a necessidade de um eventual governo Temer, vai manter o Bolsa Família, Pronatec, Fies e Prouni.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com