Cidades

Surto mata duas detentas

Agentes penitenciários usavam máscaras e higienizavam as mãos com álcool após transportarem detentas ao Hospital Municipal   (Crédito: Gizelle Ferreira)

 

IPATINGA – Duas detentas do Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) morreram após apresentarem quadro de febre, vômito, prostração e pressão baixa. A primeira morte ocorreu na última terça-feira (8) e, após o registro dos sintomas, a situação evoluiu para óbito em 24 horas. A segunda morte foi registrada na tarde de ontem (11). A detenta morreu com os mesmos sintomas. A suspeita inicial é de que se trata do vírus Influenza A (H1N1), conhecido popularmente como gripe suína.
As duas presas compartilhavam a mesma cela na unidade prisional. Outras dez pessoas foram internadas com os mesmos sintomas em um local de isolamento, no Hospital Municipal de Ipatinga. Entre os doentes, estão mais 8 detentas e dois agentes penitenciários (um homem e uma mulher).
As mortes e o surto foram confirmados na noite de ontem (11), pela Secretaria de Estado da Saúde. Em nota, o órgão considerou que foi detectada “situação de surto de doença aguda de causa indeterminada” e não confirmou que as mortes tenham sido causadas pelo vírus da gripe suína.

ISOLAMENTO
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde e de Defesa Social algumas medidas foram adotadas para evitar a proliferação do surto, como a suspensão de visitas de familiares até o esclarecimento da causa da doença; coleta de amostras laboratoriais para exames microbiológicos e sorológicos, que serão enviados para a Fundação Ezequiel Dias.

MEDICAÇÃO
Os pacientes estão sendo medicados com antibióticos: quimioprofilaxia, para meningite, e Tamiflu, para síndrome gripal aguda. Dentro do presídio a orientação é que seja realizada a quarentena, e investigação de todos os casos suspeitos.
Ainda de acordo com a nota de esclarecimento da Secretaria, o surto está restrito a apenas uma cela (a feminina), mas as medidas são necessárias para evitar aumento do número de casos e expansão para os outros setores da instituição. A Secretaria de Estado de Saúde orienta às pessoas que sejam da mesma família ou que tenham tido contato com os agentes penitenciários ou com os detentos e que apresentarem os sintomas da doença a procurarem imediatamente atendimento médico.

SURTO
Na noite de ontem, várias viaturas do Ceresp foram vistas transportando detentas com sintomas da doença para o HMI. Todos os agentes estavam usando máscaras e a todo momento higienizavam as mãos com álcool.
Os pacientes que saíam de dentro do Hospital disseram que receberam orientação dos enfermeiros para evitar ficar circulando pelos corredores. “Disseram para a gente que duas pessoas morreram por causa da gripe suína e outras duas estavam entubadas”, disse uma paciente que saía da unidade.
Quem chegava para ser atendido recebia a informação de que o atendimento seria para os casos mais urgentes.

SINTOMAS
Os sintomas da gripe suína são muito similares aos de uma gripe comum ou mesmo aos da dengue. O paciente com gripe suína tem febre acima de 39ºC, falta de apetite, dores musculares e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarreia forte. O período de incubação da gripe – o tempo até que a pessoa desenvolva os sintomas – é de entre 24 e 48 horas.

 

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com