FABRICIANO – Os supermercados e demais estabelecimentos do setor alimentício de Coronel Fabriciano estarão autorizados a funcionar na terça-feira, 20 de janeiro, feriado municipal em comemoração aos 77 anos da cidade. O funcionamento será em horário ajustado, das 7h às 14h, garantindo atendimento à população.
A autorização está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assinada entre o Sindcomércio Vale do Aço, que representa os empresários do comércio, e o Secteo, sindicato dos empregados do comércio. O acordo estabelece regras claras para o funcionamento das empresas no feriado, assegurando segurança jurídica. Estão incluídos no setor alimentício supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, peixarias, varejões, sacolões, hortifrútis e distribuidoras de gêneros alimentícios.
IPATINGA E TIMÓTEO
Nos municípios de Ipatinga e Timóteo, o comércio em geral segue com o expediente normal. De acordo com o presidente do Sindcomércio Vale do Aço e vice-presidente da Fecomércio MG, José Maria Facundes, a definição do horário busca equilíbrio entre o atendimento à população e o cumprimento da legislação. Ele destaca, ainda, a importância de atenção ao recorte municipal da norma. “Esse horário autorizado é específico para Coronel Fabriciano, em razão do feriado municipal. É importante que o empresário observe essa diferenciação, porque nos municípios de Ipatinga e Timóteo o dia é de expediente normal. A Convenção Coletiva traz clareza justamente para evitar dúvidas e garantir organização no comércio”, afirma.
Em relação aos demais estabelecimentos comerciais, lojas de rua e centros comerciais terão funcionamento facultativo no município, sem a utilização da mão de obra dos colaboradores. Os serviços essenciais, como farmácias, postos de combustíveis e outros, funcionarão normalmente. A Convenção Coletiva de Trabalho está disponível para consulta no site www.sindcomerciova.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (31) 98261-2728.




