Cidades

Supermercados ficarão abertos em Ipatinga no próximo sábado

IPATINGA – Está permitido no município o funcionamento no próximo sábado (2), feriado de Finados, de supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, varejões, sacolões e hortifrutis. Os mesmos estabelecimentos estarão de portas fechadas em Coronel Fabriciano e Timóteo, onde não houve negociação entre os sindicatos que representam os empresários e os funcionários no comércio. No Shopping do Vale do Aço, as lojas também não abrirão as portas, enquanto a Praça de Alimentação funciona de 11h às 22h.

PROCLAMAÇÃO
Ainda em abril, o Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços) Vale do Aço e o Seci (Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Ipatinga) iniciaram as negociações e anteciparam a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) definindo a abertura dos estabelecimentos nos feriados. Supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, varejões, sacolões e hortifrutis também estarão de portas abertas em Ipatinga no próximo 15 de novembro, feriado de Proclamação da República.

SEM ACORDO
Já em Coronel Fabriciano e Timóteo, as negociações com o Secteo-CF (Sindicato dos Empregados no Comércio de Timóteo e Coronel Fabriciano) não progrediram e todo o comércio estará fechado nos dois feriados de novembro. “A nossa vontade era ver os estabelecimentos abertos nas três principais cidades do Vale do Aço, beneficiando não só empresários, mas consumidores e funcionários, que recebem as devidas gratificações e também podem compensar os dias trabalhados. Esperamos que, em 2014, encontremos um consenso com o Secteo-CF em prol das duas categorias”, afirma José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio.

NATAL
A CCT firmada entre a entidade patronal e o Seci ainda estabelece que os funcionários terão folga no dia de Natal e em 1º de janeiro de 2014. “Não é permitida qualquer prorrogação da jornada de trabalho nos feriados: os empregados podem trabalhar, no máximo, oito horas. Turmas e turnos de trabalho também devem ser respeitados”, informa José Maria Facundes, lembrando que há uma tolerância de 15 minutos.

A Convenção ainda estabelece que supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, varejões, sacolões e hortifrutis de Ipatinga funcionarão até às 20h no próximo 24 de dezembro. “É bom lembrar que na noite de Natal os funcionários têm que ser liberados até as 21h”, complementa o presidente do Sindcomércio.
A CCT completa está disponível no www.sindcomerciova.com.br

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com