Nacionais

SOS Mata Atlântica convida população a monitorar rios

BH – A Fundação SOS Mata Atlântica estará em Belo Horizonte para apresentar o projeto Observando os Rios, entre os dias 17 e 19 de novembro, para incentivar a população a fazer o monitoramento da água de forma voluntária. Na ocasião, cidadãos e organizações serão convidados a participar dos grupos de monitoramento que, mensalmente, farão a coleta e a análise da qualidade da água dos rios da região. A iniciativa conta com o patrocínio e a parceria da Ypê e tem o objetivo de envolver a comunidade no cuidado com a água. Para participar das palestras, é necessário fazer o cadastro no link https://www.sosma.org.br/projeto/cadastros/apresentacao-do-projeto-observando-os-rios/

No projeto, a coleta e análise dos rios, córregos e lagos são feitas por voluntários capacitados pela SOS Mata Atlântica. Eles analisam elementos presentes na água como oxigênio, PH, fosfato, entre outros, por meio de um kit desenvolvido especificamente para o Observando os Rios.
Malu Ribeiro, especialista em recursos hídricos da Fundação, ressalta a importância da participação da sociedade na iniciativa, que permite intensificar e ampliar o trabalho realizado pela ONG no resgate dos rios, córregos e nascentes do país. “A formação de uma rede de cidadãos para monitorar a qualidade da água dos rios brasileiros é um instrumento de engajamento e mobilização por avanços no saneamento”, diz Malu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com