Cidades

SMAS apresenta ‘instrumentos sociais’ para atenuar situação de mendicância

(Crédito: Divulgação Consep 1)

 

IPATINGA – O convite para que o Ministério Público, Poder Judiciário e Defensoria Pública também participem das discussões da campanha “Não dê Esmola”, foi a principal deliberação de uma reunião realizada no Centro POP de Ipatinga. O encontro, solicitado pela Associação Comercial de Ipatinga (Aciapi), reuniu cerca de 20 representantes de Conseps, Polícias Militar e Civil, entidades sociais e técnicos das secretarias municipais de Assistência Social (SMAS) e Segurança Pública e Convivência Cidadã.

Ao fazer a explanação do projeto da campanha, o jornalista Joel Souto (coordenador de marketing da campanha) chamou a atenção para o conceito básico da iniciativa dos Conseps. Disse que o foco não é impedir ações de solidariedade, mas conscientizar quanto ao destino das doações. “Algumas peças [publicitárias], trazem, por exemplo, o endereço de várias entidades que assistem estas pessoas. Este é o caminho indicado para que a caridade surta efeitos sociais. Com isso, impede-se que a boa ação alimente o vício e amplie a insegurança pública”, pontuou.

ACOLHIDA
O titular da SMAS, Vasco Lagares, discorreu sobre a reestruturação do setor pela prefeitura, o que, segundo ele, otimizará a participação do Poder Executivo na campanha dos Conselhos de Segurança Pública (Conseps). “Desde que assumimos, melhoramos a estrutura da rede para atender esta demanda que é preocupante e crescente. Para a acolhida, prevista no projeto dos Conseps, temos alguns instrumentos como o Centro POP, equipes de abordagem, consultório na rua e educadores sociais”, citou, ressaltando que algumas ações já estão em andamento.

PREOCUPAÇÃO
O presidente do Consep I (Centro), Gerson Paulino, relatou que a situação já está insustentável, com problemas como roubos, tráfico e consumo de drogas e, até prática de sexo ao ar livre.
O diretor da Sedese/MG, Edinho da Ferramenta, ressaltou que “a doação de esmolas, além de não trazer dignidade, ainda colabora com a ociosidade, atrai novos mendigos e facilita a permanência deles na rua”.

O presidente da Aciapi, Luiz Henrique, considerou positivas as discussões e frisou que a questão da mendicância não é “dor de cabeça” apenas para os comerciantes do Centro. “Saio (da reunião) melhor do que entrei, porque percebi que a preocupação dos Conseps, e também da Aciapi, é comum à Prefeitura. Esta questão traz constrangimento para os comerciantes em toda a cidade, o que nos obriga a agir rápido, minimizando o problema e deixando-o em níveis toleráveis”, afirmou.

Também participaram do encontro o sargento Pereira (representando a Polícia Militar), delegado Geraldo Magela (Polícia Civil), Maria Geralda (Consep 5), Clemilda Gomes (Conselho da Cidade e Associação de Moradores do Forquilha), além de integrantes do projeto Videiras, uma das entidades para acolhimento de pessoas em situação de rua na cidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com