Policia

Sistema Prisional recebe equipamentos

Carlos Alberto/ Imprensa-MG

DA REDAÇÃO – As 147 unidades prisionais da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) começam a operar 470 novos equipamentos de inspeção de segurança. O investimento soma aproximadamente R$ 1,5 milhão, custeado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

FIM DA REVISTA
Na tarde de terça-feira (19), foi realizada a última etapa do treinamento de agentes de segurança penitenciários para a operação dos aparelhos. São 12 esteiras de Raios-X, 45 detectores de metal do tipo portal, 289 do tipo bastão e 124 do tipo banqueta.

Uma equipe do Depen esteve em Belo Horizonte para acompanhar o treinamento, que teve duração total de 16 horas. Durante o curso, além de aprenderem a operar os equipamentos com eficácia máxima, os agentes receberam orientações para humanizar a revista de presos e visitantes.

Segundo a diretora de Políticas Penitenciárias do Depen, Valdirene Daufemback, além de prestar apoio aos governos dos Estados e do Distrito Federal, o objetivo da doação dos equipamentos de inspeção é acabar com a revista vexatória em estabelecimentos penitenciários. “Ao mesmo tempo em que aumentam a segurança, impedindo que objetos estranhos entrem nas unidades, como armas, drogas e celulares, os equipamentos vão permitir que familiares de detentos e demais visitantes não sejam submetidos a tratamentos que violem sua integridade”, explica Daufemback.

VALE DO AÇO
Segundo a Seds, no Vale do Aço todas as unidades prisionais irão receber algum tipo de equipamento ou até mais de um. O Ceresp de Ipatinga e o Presídio de Timóteo receberão até o fim deste mês uma esteira de raio-x e um pórtico de detector de metais. Quanto ao Presídio de Coronel Fabriciano e à Penitenciária Dênio Moreira, ainda não está definido quais aparelhos serão enviados.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com