quinta-feira, maio 29, 2025
spot_img
InícioEconomiaSinergia reforça papel transformador do associativismo no Vale do Aço

Sinergia reforça papel transformador do associativismo no Vale do Aço

Cerimônia oficial do evento teve painel sobre “Empregabilidade, Associativismo, Liderança e Mercado”

IPATINGA – A Fiemg Vale do Aço foi palco, na noite de ontem (26), da abertura oficial do Sinergia – Semana do Associativismo, com a realização do painel “Empregabilidade, Associativismo, Liderança e Mercado”. O evento reuniu nomes de peso como Anderson Franco (CEO da Allp Fit), Raphael Lafetá (Diretor da MRV e Presidente do Sinduscon-MG) e Sergio Leite (Vice-Presidente da Usiminas), sob a mediação da assessora de Desenvolvimento Sindical da Fiemg, Laila Katina.

O debate foi marcado por reflexões profundas sobre o impacto do associativismo na geração de oportunidades e no fortalecimento das lideranças locais. Com o auditório lotado, os participantes destacaram a importância da união de esforços entre as entidades do Sistema S e demais instituições representativas.

TRANSFORMAÇÃO E LIDERANÇA

Sergio Leite emocionou o público ao relembrar a criação da Usiminas, nascida do sonho coletivo de intelectuais e jornalistas mineiros. Ressaltou que a trajetória de superação da empresa em momentos de crise, como em 2016, foi possível graças ao espírito associativo. “Criamos um grupo interno que revitalizou a empresa em menos de um ano. O associativismo não é teoria, é prática que gera resultado”, afirmou.

Raphael Lafetá compartilhou sua vivência no sindicalismo como ponto de virada na sua carreira empreendedora. “O sindicato é uma ferramenta legítima de defesa do setor produtivo. A representação sindical não pode ser passiva – ela deve ser protagonista”, disse. Para ele, o associativismo é uma política apartidária eficaz, capaz de transformar realidades.

EDUCAÇÃO E EMPREGABILIDADE

Anderson Franco trouxe ao painel uma narrativa inspiradora sobre sua trajetória como ex-aluno do Senai. “O conhecimento é libertador. Com 12 anos de idade, comecei no associativismo por necessidade e descobri o poder da qualificação profissional. Hoje, lidero um dos maiores grupos de empresas voltadas para a saúde do Brasil”, contou. Ele destacou ainda que lideranças do futuro devem ser solidárias e inclusivas, e que o associativismo é a chave para esse modelo de gestão.

SINERGIA E SETORES PRODUTIVOS

Durante a abertura, representantes das entidades organizadoras reforçaram o compromisso com o desenvolvimento da região por meio da atuação conjunta. O presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, João Batista Alves, reforçou ­­­que o associativismo é a base do desenvolvimento das empresas. “É por meio dessa união que conseguimos dar voz aos nossos setores produtivos, construir pontes entre empresários, trabalhadores, instituições e a sociedade civil. Em tempos desafiadores, a resposta está na articulação estratégica, na capacidade de agir juntos, de compartilhar experiências, ideias e soluções.”

O presidente do Sindicomércio Vale do Aço e vice-presidente regional do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, José Maria Facundes, destacou que o Sindicomércio Vale do Aço está presente em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, e o Senac atua fortemente na qualificação profissional, com foco em temas atuais, como inteligência artificial e marketing digital. “Estamos formando profissionais preparados para os desafios do presente e do futuro. E o associativismo vem unir forças, compartilhar recursos e investir no desenvolvimento coletivo, visando inovação, educação e representatividade.”

FAEMG/SENAR

O gerente Regional do Sistema FAEMG/SENAR, Luiz Ronilson Araújo Paiva, afirmou que participar Sinergia tem sido extremamente gratificante, pois o evento representa uma agenda de convergência em prol do desenvolvimento sustentável da região. “Tive a honra de ser convidado para representar o setor agropecuário, que tem desempenhado um papel cada vez mais ativo no crescimento dos municípios do Vale do Aço. Embora não seja tão tradicional como em outras regiões de Minas, ele possui peculiaridades e um potencial imenso, que merece ser explorado com inteligência e estratégia.”

SEBRAE

O analista do Sebrae Minas Alessandro Challub destacou o entusiasmo da entidade em fazer parte do Sinergia. “O Sebrae tem como missão fortalecer os pequenos negócios, e aqui no Vale do Aço essa responsabilidade ganha ainda mais sentido. Em Ipatinga, atendemos cerca de 350 atividades econômicas, que representam mais de 13 mil CNPJs. Nosso papel é gerir bem os recursos que nos são repassados para apoiar, orientar e impulsionar os pequenos negócios. É um desafio enorme, mas é exatamente essa a proposta do associativismo: transformar a realidade por meio da união.”

O diretor do Sest/Senat Vale do Aço, Fabrício Boseja Ferreira, destacou que a união das entidades é uma ação pioneira. “O SEST SENAT, mesmo sendo a entidade mais jovem do sistema, tem um compromisso sólido com a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do setor de transporte e de suas famílias. Acreditamos que o conhecimento, quando aliado à prevenção e ao cuidado com o ser humano, é uma ferramenta poderosa. O Sinergia mostra que é possível integrar forças e pensar coletivamente soluções para qualquer desafio. É uma honra fazer parte desse movimento.”

ATIVIDADES GRATUITAS

A programação do Sinergia segue até sexta-feira (30/5), com palestras, capacitações e exposições. Destaque para o workshop exclusivo para a imprensa “Do Fato ao Feed: Reinvente sua Trajetória no Marketing Digital”, e as atividades de lazer e integração realizadas no Parque Ipanema.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments