Cidades

Sindicatos negociam e decidem abrir comércio no dia da eleição

José Maria Facundes reforça que a venda de bebida alcoólica no dia do pleito continua proibida


FABRICIANO
– Negociações firmadas entre o Sindcomércio Vale do Aço e os sindicatos que representam os comerciários garantiram a abertura de supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, varejões, sacolões e hortifrutis neste domingo (7), em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo. Conforme decidiu o Poder Judiciário brasileiro, dia de eleição é feriado nacional. Por isso, para que as lojas abrissem, era necessário que os sindicatos viabilizassem um acordo ou uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Ficou decidido que em Ipatinga o comércio abre às 8h e fecha às 20h, enquanto em Coronel Fabriciano e Timóteo o funcionamento será das 7h às 13h. No Shopping do Vale do Aço o horário será de 10h às 18h.
Para que o comércio abrisse no dia da eleição, o Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços) assinou com o Secteo (Sindicato dos Empregados no Comércio de Timóteo e Coronel Fabriciano) uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Já com o Seci (Sindicato dos Empregados no Comércio de Ipatinga) foi firmando um adendo a CCT de Feriados 2011-2013.

DIRETRIZES
Os acordos preveem que a jornada máxima de trabalho permitida no domingo em Ipatinga será de 8 horas, enquanto em Fabriciano e Timóteo será de 6 horas. Nas três cidades deverão ser respeitados as turmas e turnos. Também fica proibido que o funcionário que tem o descanso semanal aos domingos trabalhe neste 7 de outubro. “O empregado que trabalhar não terá cerceado o seu direito de votar, uma vez que a empresa vai disponibilizar tempo hábil para que ele cumpra com suas obrigações eleitorais”, explica José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio Vale do Aço.
O dirigente patronal reforça que a venda de bebida alcoólica no dia do pleito continua proibida. “Entendemos que seria uma grande perda para o comércio ficar de portas fechadas neste 7 de outubro, uma vez que o movimento deverá ser intenso nos estabelecimentos de atividades tidas como essenciais, como venda de alimentos, por exemplo”, conclui Facundes.
Os acordos firmados entre Sindcomércio e os sindicatos laborais já estão disponíveis no site www.sindcomerciova.com.br .

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com