Cidades

Setembro Amarelo: Fabriciano faz colóquio sobre valorização da vida

FABRICIANO – A Prefeitura Municipal realizou o 1º Colóquio com o tema “Valorização da vida como estratégia de prevenção ao suicídio”. A ação é uma iniciativa do setor de Saúde Mental, em colaboração com as secretarias de Saúde, Educação, e Assistência Social, representantes da Superintendência Regional de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, COMPUD, Polícia Militar, e Corpo de Bombeiros.

O Colóquio faz parte de uma série de programações realizadas pela gestão referentes ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. O objetivo é estimular uma maior conscientização referente ao tema, por meio de discussões e alternativas que busquem diminuir os índices de suicídio no município, além de aprimorar as formas de abordagens.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com maior percentual de depressão na América Latina, chegando a 5,8% da população, o que corresponde 12 milhões de brasileiros. A taxa global corresponde a 4,4%.

Um dos principais assuntos abordados na conversa foi o aumento do índice de suicídio entre crianças e adolescentes no Brasil nas últimas décadas. Estudos apontam que enquanto os números no mundo têm caído, no Brasil, entre os anos de 2006 e 2015, as taxas entre adolescentes aumentaram 24%.

Foram levantadas outras questões como a importância dos centros psicossociais no município, que desempenham um papel fundamental nos cuidados com a saúde mental. Além de uma capacitação com toda rede interesetorial para lidar com esse tipo de situação, e assim realizar um melhor direcionamento.

 “Esse momento é muito importante, pois, tem como objetivo aproximar pessoas e instituições nesse grande desafio, que é acolher, humanizar, e fazer uma gestão de saúde pública de qualidade. Apesar da falta de investimento por parte do estado, nós precisamos reinventar para acolher o cidadão da melhor maneira possível”, ressalta o Secretário de Saúde, Ricardo Cacau.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com