Cidades

Sete de Outubro é revitalizado para Escola em Tempo Integral

Atividades extras propostas para os alunos envolvem esporte, música, artes cênicas, artes visuais, produção textual, experiências matemáticas, saúde e nutrição, inteligência emocional, educação ambiental e empreendedorismo social

IPATINGA – Foi em clima de muita festa e emoção que a Prefeitura de Ipatinga realizou nesta terça-feira, por meio da Secretaria de Educação, a abertura oficial do novo ano letivo da Escola em Tempo Integral no município. A cerimônia aconteceu no Centro Cultural e Esportivo 7 de Outubro, no bairro Veneza I, cujas dependências foram revitalizadas para ajudar a fazer frente ao grande contingente de alunos atendidos. Em 2019, Ipatinga eleva de 1.300 para mais de 5.500 o número de estudantes assistidos diariamente em dois turnos de ensino.

Mais de 500 alunos da rede municipal estavam presentes na marcante solenidade, juntamente com o prefeito Nardyello Rocha; a secretária de Educação, Eva Sônia; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos de Oliveira, além de representantes do Legislativo e diretores e professores das escolas.

Após o início das atividades anuais da modalidade escolar, o chefe do Executivo também recebeu homenagens tocantes dos alunos, e professores, em comemoração aos seus 53 anos, completados em 30 de março. Um resumo de sua história de vida e apresentações de músicas cristãs foram alguns dos pontos altos da programação, cumprida durante a manhã.

“Não existe emoção maior do que a que estou vivendo. Primeiro porque estou vendo um sonho realizado, graças a tantos esforços por parte da nossa gestão em saltar de 1.300 alunos em Tempo Integral para 5.500. Também fizemos a revitalização do Centro Cultural e Esportivo 7 de Outubro, que por muitos anos não estava sendo utilizado, e agora ele será um dos espaços aproveitados por nossos estudantes nas atividades complementares. E para fechar com chave de ouro, recebi essas homenagens dos nossos alunos, em comemoração ao meu aniversário. Essa data ficará marcada na minha memória”, disse o prefeito, muito emocionado. 

CERIMÔNIA

 Das 27 escolas que terão alunos envolvidos em atividades de Tempo Integral, 21 estavam representadas na cerimônia. No início da programação, os estudantes cumpriram um ritual de aquecimento e alongamento, para em seguida desfrutarem de um lanche na área externa do ginásio Ely Amâncio. Após as apresentações e homenagens, aconteceu uma partida comemorativa de futsal entre os alunos das Escolas Municipais Padre Cícero de Castro e Carlos Drummond de Andrade.

A secretária de Educação do município, Eva Sônia, destaca que esta é mais uma meta importante alcançada pela atual gestão e voltada para o desenvolvimento dos alunos da rede. Além disso, ela mencionou também “a louvável iniciativa de restauração do 7 de Outubro, um espaço privilegiado que há anos não estava sendo utilizado pelos estudantes”.

“São muitos estudantes assistidos pela Escola de Tempo Integral na cidade, e a meta do prefeito é estender ainda mais essa modalidade. Alegro-me e sinto-me privilegiada em poder participar deste novo tempo na nossa cidade”, disse a secretária, informando que de segunda a sexta-feira o ginásio vai receber cerca de 1.000 crianças para realização de atividades.

A secretária explicou ainda que também é de responsabilidade do município fazer o transporte dos alunos das escolas de origem para os espaços onde serão desenvolvidas as atividades complementares. “Além disso, serão oferecidas refeições para os alunos, tudo visando o conforto e bem-estar deles”, frisou.

INVESTIMENTOS

Durante a solenidade, o prefeito Nardyello Rocha citou os diversos investimentos que em apenas um ano de governo têm sido feitos na área da Educação. No mês passado, o chefe do Executivo realizou a assinatura de autorizações para retomada das obras de construção dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) do Ideal e distrito de Barra Alegre. As duas novas unidades em edificação se traduzirão em mais de 800 novas vagas na Educação Infantil, para atendimento a crianças na faixa etária de 0 a 5 anos.

“Nosso governo completa um ano agora em abril, e já inauguramos a moderna escola Ary Malta, no Game; realizamos antes das aulas iniciarem, sem atrasos, a assinatura do documento de parceria entre a Prefeitura e as creches conveniadas, no valor de mais de R$ 17 milhões; retomamos as obras de duas creches que estavam paralisadas. Lembrando que a construção desses CMEI’s também têm investimento de recursos próprios, mesmo com todas as dificuldades financeiras que o município vem enfrentando devido a uma dívida gigantesca do Estado, acima de R$ 100 milhões, que representa um rombo enorme em nosso orçamento. Além do mais, começamos o calendário escolar, conforme o previsto, na data do dia 5 de fevereiro. Hoje tenho a honra de participar do lançamento da Escola em Tempo Integral. Educação é um assunto sério e nesta gestão ela é tratada como prioridade”, encerrou Nardyello Rocha.

EXPECTATIVA

A Escola de Tempo Integral funcionará de 7h às 17h. Dentro das atividades extras propostas para a carga horária anual dos alunos estão: esporte em ação, música, artes cênicas, artes visuais, produção textual, experiências matemáticas, saúde e nutrição, inteligência emocional, educação ambiental e empreendedorismo social.

Empolgado com início das aulas de Tempo Integral, o aluno do 7º ano da Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, Micael Eduardo de Assis Martins, de 12 anos, disse que espera aprender muito mais. “Adoro tudo que envolve artes cênicas, e agora terei a oportunidade de aprender e praticar dentro das atividades escolares”, comemorou.

Sindel Ketully Mendes Lima, de 14 anos, aluna do 9º ano da Escola Levindo Mariano, também acredita que esse complemento no quadro escolar será um ganho para seu futuro profissional. “Estou bem ansiosa nesta primeira semana de aula para saber quais são essas novas atividades que teremos. Mas certamente será coisa boa, um ganho para nossa carreira profissional que tem sua base na escola”, comentou a estudante.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com