Cidades

Servidores fazem ato público em defesa do reajuste salarial

IPATINGA – Os servidores públicos de Ipatinga marcaram um ato público na Praça dos Três Poderes nesta quarta-feira (27), às 15h, para pressionar o Executivo a formalizar uma proposta de reajuste para a categoria. A decisão foi tomada na última quinta-feira (21), durante assembleia na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipatinga depois que representantes do governo pediram 60 dias para avaliar a situação econômica do município, e só depois voltar a tratar do assunto.

A presidente do sindicato, Helenir de Lima, informou que os servidores não aceitaram o pedido de tempo do governo municipal, e que por isso a mobilização foi agendada. A intenção do Sintserpi é que seja paga pelo menos a recomposição salarial.

“Os servidores querem demonstrar que não aceitam ficar sem reajuste. Desejamos pelo menos a correção nos salários segundo a inflação, o que está garantido pela Constituição”, reivindicou.
Helenir lembrou que em sete anos os trabalhadores foram contemplados com reajustes concedidos pelos últimos governos. Ela reiterou que a categoria está mobilizada e que a presença nas assembleias tem crescido.

PREÇO
“Os secretários pediram um tempo para analisar o comportamento da arrecadação do município e avaliar se tem condições de conceder o reajuste. Sabemos das condições da Prefeitura, mas o preço dos problemas administrativos não pode recair sobre os servidores”, sentenciou.

A mobilização de quarta-feira (27) é uma das primeiras ações que o sindicato planejou, mas não foi descartada a possibilidade de paralisação dos servidores públicos. Os próximos passos devem ser definidos em conjunto com a categoria. “Os trabalhadores não aceitam esse prazo e se temos que aguardar, vamos esperar mobilizados até que se apresente uma solução. Estamos planejando fazer uma carta aberta à população e outras medidas para explicar a situação”, completou Helenir.

CORREÇÃO
Outra reivindicação dos trabalhadores é o fim do abono salarial, já que tem servidores públicos que ganham menos que o salário mínimo. O salário inicial da Prefeitura de Ipatinga é R$ 616.
Os vencimentos dos cargos de vigilante, agente administrativo e auxiliares de serviços já se equiparou ao mínimo, por isso o Sintserpi reivindicou a correção da tabela de vencimentos dentro do plano de carreiras.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com