Cultura

Serra dos Cocais recebe mais de mil visitantes por fim de semana

FABRICIANO – A Serra dos Cocais, um dos principais atrativos turísticos do Vale do Aço, vem recebendo cada vez mais visitantes. Uma pesquisa realizada pela Prefeitura de Fabriciano, neste mês, aponta o crescimento na circulação de turistas pelo povoado dos Cocais. Em 2011, o local recebia, em média, 400 visitantes por fim de semana, número que saltou para mais de mil visitantes, nesse ano. Com isso, a Serra dos Cocais vem se tornando uma área em potencial para investimento da iniciativa privada.

“Isso é o resultado do investimento em infraestrutura turística que temos feito nos últimos anos. Entre eles estão melhoria na estrada de acesso; criação de um mirante; apoio às tradicionais festividades no local; e sinalização turística em toda área rural e urbana para facilitar o acesso de turistas e estimular investimentos de novos empreendimentos”, comemora o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Fabriciano, Rodrigo Pinho.

O secretário ainda destaca que o município também tem potencializado a divulgação dos atrativos da Serra dos Cocais e fortalecido iniciativas alternativas de geração de emprego e renda. “Atualmente, já estamos colhendo bons resultados, por exemplo, com a agricultura familiar, que, aliada ao turismo, vem se tornando uma alternativa sustentável para os moradores do local”, destaca Rodrigo Pinho.

REGIONALIZAÇÃO

Seguindo uma política de regionalização do turismo, a Prefeitura de Fabriciano também está capacitando pessoal especializado e estruturando a atividade turística no município, por meio da confecção de mapa turístico, suporte ao artesanato local e agronegócios, treinamento de condutores de turismo, projeto de saneamento nas comunidades e córregos, entre outras ações.

Diante da grande circulação de turistas, a Serra dos Cocais tornou-se um local em potencial para investimento da iniciativa privada. “Nossa pesquisa também apontou que muitos desses visitantes não permanecem no local por falta de opções como bares, lanchonetes e meios de hospedagem como pousadas, hotéis ou hotéis fazenda, área de camping, casas de aluguel, lojas de artesanato, entre outros”, afirma Rodrigo Pinho.

SERRA DOS COCAIS

A Serra dos Cocais está localizada a cerca de 20 km do centro de Fabriciano. Com clima de montanha, o local é cercado por trilhas ecológicas, cachoeiras, cascatas, nascentes, ribeirões, diversas espécies da Mata Atlântica e montanhas e vales. É uma atração a parte para quem curte ecoturismo ou pratica esportes radicais como trail, trekking, mountain bike, rapel, salto de paraglider e trilhas 4×4.
A Pedra Dois Irmãos, a Cachoeira do Escorregador, a trilha do Cachoeirão e os mirantes naturais são alguns das belezas da Serra, cuja altitude, em alguns pontos, chega a 1.200m acima dos maiores potenciais da região.

ONDE FICAR
Para quem tem interesse de passar o final de semana na Serra dos Cocais, no site da Prefeitura de Coronel Fabriciano (www.fabriciano.mg.gov.br), e no campo de busca digitar “Onde Ficar” para acessar indicações de meios de hospedagem. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3846-7739.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com