Apresentação gratuita no Centro de Memória Usiminas, na próxima sexta-feira (22), traz releituras instrumentais de clássicos da MPB
IPATINGA – O Instituto Usiminas traz a segunda edição da Série Música Instrumental no Jardim, de apresentações gratuitas no Centro de Memória Usiminas, no bairro Castelo, em Ipatinga. Dando continuidade à proposta lançada em abril de trazer artistas regionais para a programação cultural, desta vez, os músicos da banda Yauaretê assumem o palco. O show será nesta sexta-feira (22), às 20h, com um som que mistura funk, soul e ritmos nacionais como samba, baião e maracatu, com um toque instrumental único.
CENTRO DE MEMÓRIA
O Centro de Memória Usiminas estará aberto para visitação durante o show, e o público poderá conferir de perto o acervo de obras de artistas nacionais e histórias que se misturam com a trajetória de Ipatinga e da industrialização do Brasil. Além disso, food trucks garantem uma experiência completa. A iniciativa é promovida pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
JAZZ FUSION
O grupo de jazz fusion brasileiro se inspira nas décadas de 70 e 80. Sob direção musical do tecladista Marcony Carvalho, o quarteto vai apresentar composições de Marcos Valle, Azymuth, Banda Black Rio, Eumir Deodato e outros nomes da música brasileira. A formação conta ainda com Gabriel Moura (baixo), Fernando Rian (guitarra) e Bruno Souza (bateria). A estreia oficial da Yauaretê, cujo nome faz referência ao álbum de Milton Nascimento, ocorreu em outubro de 2024 no Centro Cultural Usiminas.
LIBRAS
Visando maior acessibilidade, a apresentação contará também com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Essa é uma ótima oportunidade para a comunidade se aproximar do Centro de Memória Usiminas, curtir música boa e conhecer nosso acervo de perto. Esperamos todos para uma noite especial de jazz e cultura!”, convida a programadora de eventos do Instituto Usiminas, Taisy Silva.
SERVIÇO
Série Música Instrumental no Jardim, com Yauaretê
Data: 22 de agosto (sexta)
Horário: 20h
Entrada gratuita