Ação da Secretaria de Comunicação da Presidência da República e do Ministério das Mulheres visa ao combate ao feminicídio e à violência contra a mulher
RIO – A 29ª rodada do Brasileirão Série B Betnacional abraçará a campanha ” 1 Minuto Sem Silêncio”. Com apoio da CBF, a ação, promovida pelo Ministério das Mulheres e pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, tem por objetivo aumentar a conscientização sobre a necessidade de combate ao feminicídio e à violência contra a mulher.
Antes de a bola rolar, o árbitro, em vez pedir um minuto de silêncio em respeito ao falecimento de uma pessoa, levantará a mão e convocará times e torcedores a um minuto de reflexão. Durante a ação, a letra do canto passará no telão e no sistema de som dos estádios. Dessa forma, a torcida e os jogadores serão convidados a engajar com a ação, transformando o estádio em um lugar de união e solidariedade.
A ação ” 1 Minuto Sem Silêncio” faz parte da série de iniciativas criadas pelo Ministério das Mulheres, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, para a campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”. Esta foi lançada em 7 de agosto, data do aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha, cujo intuito é coibir a violência familiar e doméstica contra a mulher.
A campanha “Feminicídio Zero” também foi apoiada pela CBF em rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro e na final do Brasileirão Feminino, disputada no último domingo (22). A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves (foto), acompanhou a partida na Neo Química Arena, em São Paulo.
Segundo dados divulgados pelo Ministério das Mulheres, a cada seis horas, uma mulher é vítima de feminicídio, sendo que 63% são negras. Três em cada dez brasileiras já sofreram violência doméstica. A cada seis minutos, uma menina ou mulher é vítima de violência sexual. E, a cada 24 horas, 113 casos de importunação sexual são denunciados.
Para denúncias, ligue 180, número da Central de Atendimento à Mulher.