Cidades

Senai inaugura laboratório para o setor metalmecânico

IPATINGA – De uso exclusivo das empresas do setor metalmecânico do Vale do Aço, foi inaugurado na segunda-feira (14), em Ipatinga, o laboratório Senai de Ensaios Mecânicos e Análise de Escórias.
De acordo com o gerente de tecnologia do SENAI, Ricardo Aloysio, o laboratório de 400 metros quadrados conta com 20 equipamentos, entre eles, máquina de ensaios universal, máquina de impacto Charpy, microscópio para metalografia, durômetros, máquina de medição tridimensional, máquina de abrasão “Los Angeles”, Mandriladora CNC, Centro de Usinagem e Torno CNC que já estão disponíveis para a indústria.

INVESTIMENTOS

Fruto de um investimento de R$ 400 mil aportados pelo BID, a nova área de tecnologia foi concebida inicialmente para realizar apenas ensaios em juntas soldadas; atento à necessidade da indústria, o SENAI MG ampliou o escopo da infraestrutura original contando com mais R$1,2 milhão de investimentos aportados pelo Sistema FIEMG, ampliando o escopo original para um laboratório completo de ensaios mecânicos e metalográficos, um laboratório de análises de escórias siderúrgicas, um setor de consultorias tecnológicas, além de uma área moderna de usinagem para execução de serviços técnicos especializados para indústria.

OPORTUNIDADES

O presidente da FIEMG, Dr. Olavo Machado Júnior, elogiou a estrutura e ressaltou que a inauguração vai ao encontro da missão da FIEMG de dar apoio à indústria. “Esse laboratório dará grandes oportunidades para as empresas do Vale do Aço, através do fornecimento de produtos desenvolvidos com qualidade dentro das normas”. E completou: “O Vale do Aço é a nossa locomotiva do setor metalmecânico, claro que temos indústrias importantes no Estado que trabalham com o aço, mas o coração da siderurgia de Minas Gerais está no Vale do Aço”.

AVANÇOS
Para o presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, o laboratório permitirá o fortalecimento da cadeia de fornecimento, pois quando a área de tecnologia atesta a conformidade da escória, permite à siderúrgica oferecer matéria prima para outros setores, reduzindo custos nos processos, melhorando a produtividade e reduzindo os impactos ambientais.

“Estamos trabalhando com foco na demanda da indústria regional e agregação de valor aos produtos através de projetos como o Pró Valor, lançamento do APL metalmecânico e de investimentos realizados pelo Senai, aumentando a competitividade das nossas indústrias”.

Para o presidente, enquanto muitos debatem crise e problemas, o Sistema FIEMG está mostrando um outro caminho. “Na crise é que temos que ser diferenciados e enxergar oportunidades, através de novas tecnologias”.

SERVIÇO
As empresas interessadas no uso do laboratório deverão entrar em contato com o SENAI através do telefone 31 3822-9604.


Líderes empresariais durante a solenidade de inauguração do laboratório

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com