Nacionais

Senado aprova Banco do Brics

Agência Senado

BRASÍLIA – O Senado aprovou a criação do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco do Brics, e confirmou o Tratado para o Estabelecimento do Arranjo Contingente de Reservas, celebrado em julho de 2014, em Fortaleza, durante reunião dos presidentes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (integrantes do grupo). A criação do banco precisa ser aprovada pelos Congressos de todos os países integrantes.

Os Projetos de Decreto legislativo (PDS) 155 e 156 de 2015 haviam sido aprovados na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na manhã desta quarta. O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) foi o relator das duas matérias.
— A criação desse banco é um sinal de mudança de equilíbrio do poder na economia mundial. E, assim como o arranjo contingente de reserva, expressa as transformações profundas que ocorreram na geopolítica mundial — disse.

SWAP
Delcídio afirmou que a proposta do arranjo contingente, um fundo de reservas, não envolve recursos do orçamento e também não tem nenhum impacto fiscal para o país, por se tratar de uma operação de swap (troca, permuta) de moedas.

— Você empresta esses recursos em dólar, dentro de determinadas condições, para aquele país que pode ser prejudicado em função de um solavanco na economia internacional; e a contrapartida é a moeda desse próprio país. Já existem casos assemelhados e exitosos especialmente na Ásia — explicou.

BANCO

O novo banco contará com capital subscrito inicial de US$ 50 bilhões e capital autorizado inicial de US$ 100 bilhões, que será distribuído, de modo igual, entre os membros fundadores. O poder de voto de cada membro será proporcional à sua participação acionária subscrita no capital social do banco. E a condição de membro do banco será aberta à adesão dos países que compõem a Organização das Nações Unidas. Os membros do Brics, porém, manterão poder de voto conjunto de pelo menos 55% na instituição, cuja sede será em Xangai, na China.

O senador Delcídio Amaral acrescentou ainda que serão observadas regras de remuneração adequada e avaliação clara dos riscos envolvidos. Também não será permitido um montante desproporcional de recursos aplicado em algum país membro em detrimento dos outros, além da garantia de investimentos em projetos do governo e privados.

— Desses investimentos, somente 30% serão desvinculados, a liberação dos 70% restantes dependerá da chancela do FMI [Fundo Monetário Internacional] — esclareceu.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) mostrou preocupação com o protagonismo do Brasil. Ela cobrou um papel mais atuante e menos coadjuvante do país no Brics.

— Já que a participação brasileira em capital vai estar lá, que haja transparência nas operações dessa instituição e que os brasileiros saibam para onde está indo o dinheiro público — defendeu.

ENCONTRO
Os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, vão participar na próxima segunda-feira (8) de um encontro de parlamentares dos países que compõem o Brics. O evento será na Rússia e reunirá congressistas do bloco desses países emergentes.

Renan disse que levará com satisfação para Moscou a notícia da aprovação dos acordos, que ele considera instrumentos poderosos para aumentar a cooperação econômica entre esses países.

— São muito importantes nesse contexto em que as economias de mercados emergentes e em desenvolvimento continuam a enfrentar significativas restrições financeiras para sanar hiatos em infraestrutura e necessidades de desenvolvimento sustentável — afirmou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com