Cidades

Seminário em Timóteo discute avanços e perspectivas da Educação Inclusiva

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa Pe. Jean Marie Lemaire (CREIA) da Secretaria de Educação e Cultura, e a Fundação Aperam Acesita promovem o Seminário de Educação Inclusiva – Avanços e Perspectivas. O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro nas dependências da Fundação Aperam Acesita, no Centro Norte, em Timóteo, e contará com a presença de especialistas.
O seminário tem como público-alvo pedagogos, professores, acompanhantes, pessoas com deficiência visual, surdos, familiares, intérpretes de Libras, empregadores e comunidade em geral. Entre os especialistas, o destaque é o professor e pedagogo Wagner Maia, com especialização em educação de pessoas com deficiência visual.
Wagner Maia atuou como capacitador do MEC no programa Educar para a Diversidade entre os anos de 2002 a 2008. Ele foi o criador do sistema de acessibilidade por voz para deficientes visuais dos caixas eletrônicos; e coordenador dos cursos do Portal da Deficiência Visual; e autor do livro “Inclusão e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual: Um Guia Prático.

PROGRAMAÇÃO

Dia 08/11, às 18h30, acontece a abertura com o show “Tempo” encenado pelos alunos deficientes visuais e auditivos do CREIA. No dia 09/11, de 8h às 11h, acontecerão as palestras “Os desafios da Inclusão de uma criança com TEA no ensino regular”, ministrada pela neuropsicóloga Eliziana Souza Lucas; “Audiodescrição na escola”, pelo pedagogo Wagner Maia; e “Língua Portuguesa escrita: caminhos e possibilidades na educação de surdos”, por Gabriel Nascimento, mestrando em Educação.
No período de 14h às 17h, acontecerão as palestras “Aspectos relevantes do Autismo: avaliação e intervenção no contexto educacional”, por Marcone Oliveira, neuropediatra, Maria Luciana Freitas, neuropsicóloga, e Gleice Castro, psicóloga; “Recursos para baixa visão” pelos pedagogos Wagner Maia e Luciana Bossi; “Surdocegueira e formas de comunicação”, pela educadora social Lara Gontijo de Castro Souza.
No dia 10, de 8h às 11h, os temas tratados são “Distúrbios de aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica”, por Wanessa Rodrigues, neuropsicopedagoga; “Recursos tecnológicos para a inclusão educacional e laboral da pessoa com deficiência”, pelo pedagogo Wagner Maia; “Inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação”, pela psicóloga Leila Salgado de Paula. No horário de 14h às 17h, serão realizadas as palestras “Adaptações curriculares na educação inclusiva”, por Sandra Lúcia Peri, Mestre em Educação; “Formação e atuação de tradutores e intérpretes: teoria, prática e desafios” por Gabriel Nascimento, Mestrando em Educação; “Política surda: educação bilíngue”, por Josélio Coelho, graduado em Letras Libras.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com