Cidades

Seminário debate Práticas em Psicologia e Educação

(Crédito: Grão Fotografia)

 

IPATINGA – Debater as práticas psicológicas e desafios da atividade no contexto escolar é a proposta do “Seminário de Boas Práticas em Psicologia e Educação”, promovido pelo curso de Psicologia da Unipac Ipatinga. As atividades serão realizadas no próximo dia 8 de junho (sábado), das 8h às 12h, na sala 424.
Com inscrições gratuitas, o evento é voltado para alunos, profissionais da área da Psicologia, Educação e áreas afins. Os interessados em participar podem se inscrever, pessoalmente, no Núcleo de Atendimento da Unipac, pelo telefone 2109-2315 ou pelo e-mail psicologia@unipacvaledoaco.com.br, até o dia 6. As vagas são limitadas.

O PROJETO

Idealizado pelas professoras Anália Fernandes e Alcina Gonçalves, o Seminário surgiu a partir do trabalho interdisciplinar desenvolvido pelos alunos do 4º e 10º períodos do curso, com objetivo de integrar as disciplinas Psicologia e Educação e Psicopedagogia e Fundamentos da Educação.

Ao longo do semestre, os alunos puderam visitar instituições de educação, realizar entrevistas com os integrantes dessas instituições, realizar debates e estudos de caso em sala de aula, assistir a filmes que retratam a realidade da educação no país e discutir possíveis contribuições da psicologia nesse contexto.

“Nosso objetivo é compartilhar, refletir e discutir sobre boas práticas na área da psicologia e educação, desde a educação infantil ao ensino superior, entendendo como a psicologia pode contribuir para o processo de aprendizagem, desenvolvimento e socialização de alunos. Ao mesmo tempo, promover um debate sobre as interferências da realidade social, composição familiar e violência, no contexto escolar”, explica a coordenadora do curso de Psicologia da Unipac, Alcina Gonçalves.

PROGRAMAÇÃO
As palestras serão ministradas por profissionais da área da Psicologia e da Educação. Dentre os temas que serão debatidos estão: relatos de atendimento a alunos, familiares e professores do ensino fundamental e superior; discussão de crenças positivas no desenvolvimento infantil para superar futuros desafios; relatos sobre o funcionamento de uma escola estadual na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho (Ipaba); ações e estratégias lúdico-pedagógicas na sala de aula no ensino superior; e o trabalho desenvolvido com alunos do ensino fundamental no AEE – Atendimento Educacional Especializado.

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