Cultura

Seminaluz lança segundo livro de Iluminação Cênica

O seminário de iluminação cênica

IPATINGA – Encerrando sua 7ª edição e dando continuidade à publicação de livros, o Seminaluz lança no dia 1º de agosto o livro de iluminação cênica “Em Cena O Iluminador”, do premiado profissional baiano, Pedro Dultra, às 19h30, dentro da programação do –Qcult, no Espaço Hibridus.

Fruto de sua dissertação de mestrado e contemplado pelo edital de livros do Seminaluz, a obra adaptada para esta edição valoriza um elemento do espetáculo pouco contemplado tanto por edições nacionais quanto pela academia no Brasil, a Iluminação cênica. O estudo apresenta a atividade do profissional para a realização do “Desenho de Luz”.

Resgata eventos ao longo da história da tecnologia e da história do teatro. Destaca a evolução do sistema desde que deixou de ser um elemento coadjuvante para integrar efetivamente a arte da realização cênica. Como exemplo, o livro contempla a importância de métodos artesanais engenhosos que perderam evidência no ofício do artista devido ao inevitável e fascinante desenvolvimento tecnológico.

PEDRO DULTRA
Mestre pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde é graduado em Artes Cênicas, com ênfase em direção teatral, Pedro Dultra tem experiência em docência superior e atua profissionalmente como iluminador cênico desde 2002.

Após três indicações consecutivas ao prêmio Braskem de Teatro (2009, 2010 e 2011), foi premiado em 2012 na categoria “Especial” com o Desenho de luz para o espetáculo “Protocolo Lunar”, dirigido por Sonia Rangel. Pedro ainda trabalhou com diretores reconhecidos no cenário teatral baiano, como Ewald Hackler, Luiz Marfuz e Marcio Meirelles.
A obra de Dultra foi selecionada no 2º edital de publicação de livros do Seminaluz, o qual beneficiou o autor com toda a produção da obra.

Após o lançamento em Ipatinga, o Seminaluz iniciará sua 8ª edição “Conexão Nacional” no dia 6 de agosto, em Florianópolis no “Evento A Luz em Cena”, onde fará um intercambio com os profissionais locais e ainda o autor, Pedro Dultra terá a oportunidade de lançar mais uma vez seu livro. Já em setembro o Seminaluz parte para São Paulo e para Salvador respectivamente, onde também fará um intercâmbio com os profissionais locais e em seguida mais um lançamento do livro “Em Cena O iluminador”.

Além dessas atividades ainda estão previstos dois cursos para formação de técnicos de iluminação cênica e em áudio profissional, iniciando no mês de setembro.
O Seminaluz ano 7 Imersão técnica e artistica conta com o incentivo do Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da USIMINAS.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com